Bruno Lyra
Toca nesta sexta-feira (09) às 22h e 30 na Área de Eventos do Shopping Vila Velha uma das maiores – se não a maior – banda de pop rock brasileiro da atualidade: a mineira Skank.
O grupo foi formado em Belo Horizonte no ano de 1991 pelos músicos Samuel Rosa (vocal/guitarra/violão),Henrique Portugal (backing vocal/guitarra/teclado), Lelo Zanet (baixo/guitarra) e Haroldo Ferreti (bateria), formação que permanece até hoje.
Com três álbuns ao vivo e 11 de estúdio – o primeiro deles em 1993, o Skank foi um dos conjuntos brasileiros mais criativos e fazedor de hits nos anos 1990. Os primeiros álbuns tinham forte pegada ska/reggae, mas já havia uma diversidade de gêneros tanto nas canções autorais quanto nas versões de trabalhos de outros compositores, que davam pistas da evolução sonora que acompanharia – e segue acompanhando – a banda.
Dos sucessos do início da carreira “Jackie Tequila”, “Te Ver”, da versão incendiária de “É Proibido Fumar”, passando pelos hits “Resposta”, “Saideira”, “Balada do Amor Inabalável” às mais recentes “Alexia” e “Esquecimento”, uma coisa em comum: muita competência. A performance ao vivo do Skank é um espetáculo. Samuel Rosa é um frontman de primeira linha e Henrique, Lelo e Haroldo seguram muitíssimo bem a onda.
Com justiça, o sucesso radiofônico dos mineiros ultrapassou as barreiras do país. Mesmo sendo em português, a canção “Garota Nacional” liderou, por três meses, as paradas nas rádios da Espanha. Além disso foi a única música brasileira a integrar o projeto “Soundtreck for a Century”, caixa lançada para celebrar o centenário da Sony Music.
A banda já teve discos editados para os mercados norte-americano, italiano, japonês, francês e para diversos outros países. Além de shows próprios em terras gringas, o Skank já se apresentou em grandes festivais de música pelo mundo, dividindo palco com bandas como Black Sabbath e Rage Against the Machine.
Interessante notar ainda a crescente influência do cantor, compositor e também mineiro Lô Borges na carreira da banda. É que Lô, um dos integrantes do lendário Clube da Esquina, tem parceria artística com Samuel Rosa, que já rendeu, dentre outras belezas, a psicodélica canção “Dois Rios”. A faixa foi lançada em 2003 e tem também parceria com Nando Reis. Ano passado Lô e Samuel lançaram disco e excursionaram juntos pelo país, num show que foi sucesso de público e crítica. E que também chegou às terras capixabas.
Não dá para dizer que o Skank já atingiu sua maturidade artística, pois a banda é do seletíssimo time das que não param de se reinventar. Mas sem nunca perder a identidade. É show para dançar, ‘viajar’ nas trilhas mais psicodélicas, curtir o romantismo das deliciosas baladas. E que promete emocionar os que viveram suas adolescências nos anos 1990.
Serviço
Horário: 22h e 30 (com abertura dos portões às 20h)
Local : Centro de Evento do Shopping Vila Velha – Vila Velha/ES
Vendas de ingressos: Itapuã Calçados, Jaklayne Jóias, Soft Modas, Acesso Vip e on line no site www.blueticket.com.br
Classificação: 16 anos
O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…
O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…
A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…
Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…
A TV Tribuna agora será afialiada da Band no Espírito Santo, após o SBT romper o contrato com a afialiada.…
Crédito: Divulgação Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (22). O crime ocorreu…