Categories: Economia

Sol e LED deixam conta de luz mais baixa

Placas solares. Uma fábrica instalada do bairro Alterosa, comercializa equipamentos para todo o Brasil conforme o empresário André Guidi. Foto: Fábio Barcelos

De janeiro até os dias atuais, o consumidor já sentiu no bolso com dois relevantes aumentos na conta de luz. Primeiro a fixação da bandeira tarifária vermelha, depois o reajuste da EDP Escelsa em 23,62%. Além do racionamento e uso consciente, existem saídas para pagar menos, como a utilização de energia solar e lâmpadas mais econômicas.

Na Serra, a empresa Solágua Aquecimento Solar e Serviços, localizada em Alterosa, vende para todo o Brasil. Ela fabrica coletores solares para aquecimento de água que podem reduzir o consumo de energia. O diretor comercial, André Guidi, disse que um coletor chega a durar duas décadas. “Mesmo com a crise econômica, o mercado tem boa saída, principalmente com a fatura de energia em alta”, conta.

Um morador de Cidade Continental, o eletrotécnico Dinaldo Rosário dos Santos, reduziu sua conta pela metade desde que instalou dez placas fotovoltaicas e um aquecedor que utiliza o sol como fonte de energia. “Toda a energia consumida na minha casa é gerada pelo sol. Só a noite que eu recebo energia da concessionária”, afirmou.

O investimento de Santos foi alto, cerca de R$ 25 mil, mas dá para gastar bem menos para usufruir dos benefícios do sol. A ideia do aquecedor solar descartável é um exemplo simples e viável. O projeto é do técnico em eletromecânica aposentado José Alano, de Santa Catarina, e tem preço de montagem em torno de R$ 350, que utiliza caixas de leite e mangueiras, num sistema bem artesanal de tubulações e reservatória que deixam a água com até 55° C.

Também há a opção de substituir alguns itens, como as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes e, mais recentemente, as de LED, cujo investimento inicial pode ser cinco vezes mais do que uma comum, mas que gastam um décimo da energia, conforme o gerente da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae ES, Mário Barradas.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

2 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

6 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

6 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

9 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

9 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

10 horas atrás