Categories: Economia

Sol e LED deixam conta de luz mais baixa

Placas solares. Uma fábrica instalada do bairro Alterosa, comercializa equipamentos para todo o Brasil conforme o empresário André Guidi. Foto: Fábio Barcelos

De janeiro até os dias atuais, o consumidor já sentiu no bolso com dois relevantes aumentos na conta de luz. Primeiro a fixação da bandeira tarifária vermelha, depois o reajuste da EDP Escelsa em 23,62%. Além do racionamento e uso consciente, existem saídas para pagar menos, como a utilização de energia solar e lâmpadas mais econômicas.

Na Serra, a empresa Solágua Aquecimento Solar e Serviços, localizada em Alterosa, vende para todo o Brasil. Ela fabrica coletores solares para aquecimento de água que podem reduzir o consumo de energia. O diretor comercial, André Guidi, disse que um coletor chega a durar duas décadas. “Mesmo com a crise econômica, o mercado tem boa saída, principalmente com a fatura de energia em alta”, conta.

Um morador de Cidade Continental, o eletrotécnico Dinaldo Rosário dos Santos, reduziu sua conta pela metade desde que instalou dez placas fotovoltaicas e um aquecedor que utiliza o sol como fonte de energia. “Toda a energia consumida na minha casa é gerada pelo sol. Só a noite que eu recebo energia da concessionária”, afirmou.

O investimento de Santos foi alto, cerca de R$ 25 mil, mas dá para gastar bem menos para usufruir dos benefícios do sol. A ideia do aquecedor solar descartável é um exemplo simples e viável. O projeto é do técnico em eletromecânica aposentado José Alano, de Santa Catarina, e tem preço de montagem em torno de R$ 350, que utiliza caixas de leite e mangueiras, num sistema bem artesanal de tubulações e reservatória que deixam a água com até 55° C.

Também há a opção de substituir alguns itens, como as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes e, mais recentemente, as de LED, cujo investimento inicial pode ser cinco vezes mais do que uma comum, mas que gastam um décimo da energia, conforme o gerente da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae ES, Mário Barradas.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Sete projetos de Lei aguardam início do ano legislativo na Câmara da Serra

Câmara da Serra, em Serra Sede. Foto: Arquivo TN Enquanto aguardam o início do ano legislativo, vereadores da Serra já…

5 horas atrás

Guindaste tomba durante operação na área da Vale

O guindaste tombou durante sua operação dentro da área da Vale, no Porto de Tubarão. Crédito: Divulgação Um guindaste tombou…

6 horas atrás

Cheiro Moreno será uma das atrações da Expocapixaba

A banda Cheiro Moreno e comandada pelos vocais de Bianca Vedova. Foto: Divulgação A banda Cheiro Moreno promete agitar o…

6 horas atrás

Comediante Flávio Andradde se apresenta na Serra em show com ingressos esgotados

Com mais de 2 milhões de seguidores, Flávio Andradde ganhou notoriedade nacional ao ser semifinalista do Prêmio Multishow de Humor,…

7 horas atrás

Viminas abre 33 vagas de emprego para todos os níveis e contratação imediata na Serra

A Viminas abriu 33 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e as contratações serão imediatas na Serra.…

8 horas atrás

Homens armados roubam carro com idosa na Serra

Momento que os criminosos rendem carro na Serra. Foto: Imagens de videomonitoramento Na tarde desta terça-feira (21), homens roubaram um…

8 horas atrás