Durante a pandemia causada pelo coronavírus, os bancos de sangue de hospitais capixabas estão em baixa, já que muitos estão evitando doar com medo da Covid-19. Mas esse temor não impediu que moradores de um condomínio da Serra se unissem nesta sexta-feira (21) para realizar as doações e ajudar aqueles que estão hospitalizados e precisam urgentemente de transfusão de sangue. No total, foram 70 participantes e a ação aconteceu em Colina de Laranjeiras.
Todos doadores moram no condomínio Recreio das Palmeiras. Wandsela Cristina, uma das participantes, explicou à reportagem como tudo aconteceu. “Hoje nós aqui do condomínio recreio em Colina de Laranjeiras iremos doar sangue para o Hemoes. Nossa ação está acontecendo em meio à pandemia e a equipe veio aqui no condomínio para colher e levar o sangue, que será usado em muitos pacientes”, destacou.
Quem também conversou com o TEMPO NOVO foi o síndico, Edvaldo Alves, que organizou a ação social. “A ideia começou quando vimos a necessidade de doações no Espírito Santo, inclusive aqui na Serra. Sabemos que devido a pandemia muitas pessoas não estão podendo sair de casa e por isso as doações caíram muito.”
E realmente está quase faltando sangue nos hospitais capixabas. Conforme noticiado no dia 14 de agosto, um deles é o Luiz Otávio Marques de Oliveira, de apenas 10 anos, que é morador da Serra e foi diagnosticado com leucemia em maio deste ano. Com apenas 15 dias de tratamento, a doença foi classificada como alto risco e foi descoberto que as células cancerígenas estavam no sistema nervoso. Agora, o jovem está precisou urgentemente de transfusão de sangue, mas os bancos estaduais estavam em baixa.
De acordo com a mãe, Lorraine Marques, infelizmente, o banco de sangue está praticamente zerado. “Nos pediram pra conseguir doadores, já que assim como Luiz muitas outras crianças aqui da Onco precisam fazer essas transfusões constantemente pois as quimioterapias abaixam muito as defesas deles e se continuar assim pode não ter bolsas para o Luiz e nem para as outras crianças”, explicou Lorraine.
– Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)
Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona todos os dias, das 07 às 19h (cadastro do doador encerra as 18h20).
– Unidade de Coleta à Distância da Serra
Tel. 3218-9429/ 3218-9242. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra as 15h20).
– Hemocentro de Linhares
Tel. (27) 3264-6000/ 3264-6019 – Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra as 12h30).
– Hemocentro Regional de Colatina
Tel. (27) 3717-2801 – Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra as 12h30).
– Hemocentro Regional de São Mateus
Tel. (27) 3767-7957 – Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra as 12h30).
O cantor Mumuzinho será a atração do show nacional no Dia do Serrano, na Serra. Crédito: Divulgação Nesta quinta-feira (26),…
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…