Categories: Notícias

Sono na gestação pode afetar desenvolvimento dos filhos

Dormir menos de sete horas por noite, conhecido como “duração curta do sono” (DCS), é um problema comum entre elas./ Foto: Banco de Imagem Gratuito Freepik

Pesquisa publicada no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism aponta que mulheres gestantes que não dormem o suficiente podem aumentar o risco dos filhos apresentarem atrasos no neurodesenvolvimento. Tempo Novo conversou com uma especialista a respeito dos riscos.

De acordo com a pneumologista e Especialista em Medicina do Sono, Jessica Polese, as gestantes enfrentam dificuldades de sono devido a alterações hormonais, desconforto e a necessidade frequente de urinar. “O sono durante a gravidez e após o nascimento do bebê é uma fase difícil para mulher”, diz a médica.

A pesquisa analisou dados de 7.059 pares de mães e filhos em três hospitais na China. Durante o estudo, foi acompanhado o desenvolvimento das crianças dos seis meses até os três anos de idade. Os resultados sugerem que a falta de sono materno pode estar associada a maiores riscos de atrasos nas habilidades cognitivas, motoras, emocionais e de fala das crianças.

“O estudo também encontrou uma ligação entre a DCS e o metabolismo da glicose da mãe, o que pode impactar a secreção de insulina fetal. Isso sugere que um desequilíbrio no metabolismo materno durante a gravidez pode influenciar o neurodesenvolvimento dos filhos, sendo os meninos particularmente mais vulneráveis”, diz Jessica.

Segundo a especialista é preciso analisar diante da pesquisa as formas de melhorar a qualidade de sono das mães durante a gestação. Além disso, é necessário observar quando a criança nasce, a questão de amamentação. “Tentar acompanhar estas mulheres, principalmente as que estiverem passando por esta dificuldade no sono. E, após o nascimento ter uma rede de apoio que auxilie no momento da amamentação. Nos primeiros meses, a mulher vive o mesmo horário do bebê, que acorda em intervalos curtos. O sono é a saúde da fundamental para a saúde da mãe”, pontua a médica.

Jady Oliveira

Últimas postagens

Telefones celulares podem ser proibidos nas escolas da Serra

Paulinho do Churrasquinho foi autor do projeto. Crédito: divulgação. Tramita na Câmara da Serra o Projeto de Lei 197/2024, que…

5 horas atrás

Suspeito de tentativa de latrocínio dentro de padaria é preso na Serra

Um homem de 42 anos foi preso na tarde desta sexta-feira (15) por tentativa de homicídio contra uma mulher. O…

8 horas atrás

Adolescente envolvido no homicídio Caíque na Serra é apreendido em Guarapari

O adolescente apreendido tem envolvimento, segundo a polícia, no homicídio de Caique Conceição Moreira, de 16 anos. Crédito: Reprodução Redes Sociais…

10 horas atrás

Vídeo: policiais levam detento para almoçar sem algemas em restaurante da Serra

Crédito: Reprodução Redes Sociais As câmeras de segurança de um estabelecimento flagraram o momento em um detento é levado por…

14 horas atrás

Feriadão na Serra conta com 15 pontos próprios para banho

Dia de Sol/ Foto: Edson Reis O feriadão da República, celebrado nesta sexta-feira (15) conta com 15 pontos próprios para…

15 horas atrás

Serra conquista prêmio nacional de cidade transparente

A Prefeitura da Serra conquistou o prêmio máximo de transparência. Crédito: Divulgação Neste mês de novembro, foi anunciado que o…

16 horas atrás