Categories: Notícias

Sono na gestação pode afetar desenvolvimento dos filhos

Dormir menos de sete horas por noite, conhecido como “duração curta do sono” (DCS), é um problema comum entre elas./ Foto: Banco de Imagem Gratuito Freepik

Pesquisa publicada no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism aponta que mulheres gestantes que não dormem o suficiente podem aumentar o risco dos filhos apresentarem atrasos no neurodesenvolvimento. Tempo Novo conversou com uma especialista a respeito dos riscos.

De acordo com a pneumologista e Especialista em Medicina do Sono, Jessica Polese, as gestantes enfrentam dificuldades de sono devido a alterações hormonais, desconforto e a necessidade frequente de urinar. “O sono durante a gravidez e após o nascimento do bebê é uma fase difícil para mulher”, diz a médica.

A pesquisa analisou dados de 7.059 pares de mães e filhos em três hospitais na China. Durante o estudo, foi acompanhado o desenvolvimento das crianças dos seis meses até os três anos de idade. Os resultados sugerem que a falta de sono materno pode estar associada a maiores riscos de atrasos nas habilidades cognitivas, motoras, emocionais e de fala das crianças.

“O estudo também encontrou uma ligação entre a DCS e o metabolismo da glicose da mãe, o que pode impactar a secreção de insulina fetal. Isso sugere que um desequilíbrio no metabolismo materno durante a gravidez pode influenciar o neurodesenvolvimento dos filhos, sendo os meninos particularmente mais vulneráveis”, diz Jessica.

Segundo a especialista é preciso analisar diante da pesquisa as formas de melhorar a qualidade de sono das mães durante a gestação. Além disso, é necessário observar quando a criança nasce, a questão de amamentação. “Tentar acompanhar estas mulheres, principalmente as que estiverem passando por esta dificuldade no sono. E, após o nascimento ter uma rede de apoio que auxilie no momento da amamentação. Nos primeiros meses, a mulher vive o mesmo horário do bebê, que acorda em intervalos curtos. O sono é a saúde da fundamental para a saúde da mãe”, pontua a médica.

Jady Oliveira

Últimas postagens

Diretor-presidente da Unimed Sul Capixaba entre os 100 Mais Influentes da Saúde no Brasil

Fernando Lemgruber - terceiro da direita para a esquerda - durante a premiação dos mais influentes da saúde. Crédito :…

4 horas atrás

Saiba como economizar energia no verão

As medidas podem ser adotadas em casa e trazer economia no consumo mensal/ Foto: Reprodução/ Freepik A alta temperatura no…

4 horas atrás

Verão começa na Serra com céu nublado e calor

O sol nasceu coberto de nuvens neste sábado (21) em Jacaraípe/ Foto: Ana Paula Bonelli/ Tempo Novo A chegada deste…

4 horas atrás

Campanha praia limpa começa neste sábado (21) na Serra

A praia escolhida para o lançamento da Campanha Praia Limpa foi o Barrote, em Jacaraípe/ Foto: Reprodução/ SEMMA O verão…

21 horas atrás

Natal Solidário acontece neste sábado (21) na Serra

A décima edição do Natal Solidário acontece neste sábado (21)/ Divulgação Em contagem regressiva, o Natal chega mais cedo para…

21 horas atrás

Última sessão na Câmara da Serra é marcada por emoção e despedidas

A Câmara da Serra realizou a última sessão ordinária do ano legislativo nesta quarta-feira (18). Os mandatos dos atuais vereadores…

23 horas atrás