Serra, 20 de agosto de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 5 de Janeiro de 2018 às 8:53

Sorvete, água de coco e roupas leves para suportar o calor


Maiyara Magri e Lorrayne Lopes Silva não abrem mão da água de coco para se refrescar. Foto: Edson Reis

Thiago Alburquerque 

Quem nunca ficou com aquela famosa “roda de pizza” de suor debaixo do braço? Nesta época do ano, o calor pode se tornar algo desconfortável para muitas pessoas. Debaixo de um sol forte, e temperaturas altas, as pessoas buscam alternativas para driblar o calor e fugir da famosa suadeira.
Roupas leves, dicas de alimentos são algumas alternativas que serranos utilizam para conseguir dar aquela refrescada.

Da Serra-Sede, Maiyara Magri Pereira, de 30 anos, conta sua tática para conseguir dar aquela aliviada em dias de muito calor. “Eu foco em uma alimentação saudável, quando dá tomo um banho de mar, água de coco é uma grande opção e claro focar em trajes mais leves, como vestidos e macaquinhos”, detalha.

Por conta do trabalho, o advogado Guilherme Farias, de 27 anos, de Colina de Laranjeiras, diz sofrer com o calor forte dessa época do ano, por ter que usar trajes mais pesados, como terno e gravata. “Eu ando muito durante o dia, então eu uso sombrinha, algumas pessoas do trabalho acabam rindo de mim, só que depois que minha mãe deu a dica, não abro mão, faz diferença, suo menos. O ar condicionado é no mais gelado, no carro, em casa e no trabalho”, conta ele.

Quando o ar condicionado não é uma opção, o jeito é improvisar como Juliana Alcântara, de 24 anos, moradora de Jardim Tropical. “Eu ando com uma bolsa térmica, e dentro bolsas de gelo. Onde eu trabalho não tem ar condicionado, então vou passando essas bolsas de gelo nos braços. Como bastante fruta, alimentos leves, e gosto de picolés e sorvetes de fruta”, conclui ela.

Médico dá dicas para manter a saúde em dia

Cristiano Cardoso, é clínico geral do Hospital Metropolitano. Foto: Ascom HM

Com a chegada do calorão é preciso ter alguns cuidados pois o corpo perde muito líquido por conta das altas temperaturas. O clínico geral, Cristiano Cardoso, dá dicas importantes para passar pela estação mais quente do ano mantendo a saúde do corpo. Hidratação com água, água de coco, usar filtro solar, manter uma alimentação adequada e usar roupas leves são algumas das dicas do médico.

“É importante carregar a garrafinha de água para não esquecer de se hidratar. A água de coco também é bem vinda, juntamente com sucos naturais sem açúcar. Moderar o uso de bebida alcóolica. Procurar ter refeições fracionadas e leves e dar preferência a frutas, legumes, folhas verdes, pães integrais, cereais integrais, queijos menos gordurosos e carnes brancas (aves e peixes)”, destaca.

Para quem gosta de carne vermelha, o médico indica cortes mais magros. “Patinho, coxão duro e file mignon são carnes mais magras e menos gordurosas”.

Quanto as sobremesas, dar preferência para gelatinas, sorvetes e picolés de fruta sem adição de leite e salada de frutas.

Ele também destaca a importância do uso de roupas leves e claras. “Preferir roupas que não atrapalhem no processo de transpiração. E se for fazer exercício físico, dê preferência para horário de menor incidência solar, pela manhã ou no final do dia”.




O que você acha ?

Os novos investimentos ambientais anunciados por Vale e Arcelor vão reduzir o pó preto?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por