Direito no Cotidiano

STF vai votar a descriminalização (liberação) do uso de drogas

O julgamento sobre o tema do uso de drogas será debatido nesta quarta (24) no STF. Crédito: Agência Brasil

Nesta semana, na quarta-feira dia 24, a Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber, prometeu pautar a retomada do julgamento do Recurso extraordinário (RE) 635.659, sobre a constitucionalidade ou não do crime de porte e posse de drogas para consumo próprio, previsto no artigo 28 da Lei nº 11.343/06 (Lei de Drogas).

O julgamento desse tema vem se arrastando desde 2015 e tem sua repercussão geral já reconhecida, ou seja, a decisão que o STF tomar valerá para todas as instâncias do judiciário brasileiro.

Hoje o artigo 28 da lei de Drogas dispõe que quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, comete crime com penas que variam de advertência à prestação de serviços à comunidade e/ou medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

Como se pode observar pelas penas previstas para o crime, já não há a expectativa de encarceramento para os indivíduos que são encaminhados à delegacia meramente como usuários de drogas.

+ Você sabe quando a dívida de condomínio prescreve?

A tese da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPESP) que é autora do RE 635.659, é a de que apesar das penas previstas não envolverem prisão, o acusado sofre todas as consequências de um processo penal e, se condenado, deixa de ser réu primário.

Três ministros do STF já votaram; o Ministro Relator Gilmar Mendes, que propõe que a posse de qualquer droga para uso pessoal não seja considerada crime; e os ministros Roberto Barroso e Edson Fachin, que votaram pela descriminalização da posse apenas da maconha, como medida menos impactante para a repercussão que será gerada sobre o sistema judiciário do país.

Pela atual formação do STF e pelos últimos julgados da Corte, não há dúvida de que a decisão será no sentido da descriminalização do porte e posse de drogas para consumo próprio, o que ainda não se sabe é qual tese sairá vencedora, se será a tese de descriminalização só para a maconha ou de descriminalização para todas as drogas.

Outra coisa que só se pode especular é o impacto dessa decisão para o sistema carcerário, judicial e para o futuro da sociedade brasileira.

Cristiane Puppim

A autora é Advogada especialista em Direito Civil, com ênfase em direito imobiliário e condominial.

Últimas postagens

Comunicado – 19/11/2024 – 2ª edição

publicidade legal - 19-11-2024 - 2ª ediçãoBaixar

10 horas atrás

Os impactos da escala 6×1 na saúde mental dos trabalhadores

Sem tempo suficiente para se recuperar, muitos trabalhadores relatam dificuldades em equilibrar a vida profissional e pessoal,l podendo gerar efeitos…

11 horas atrás

Vereadores eleitos da Serra destacam estabilidade política e declaram voto em Saulinho para presidente da Câmara

Grupo dos 16 vereadores estão fechados e deve reconduzir Saulinho a presidência. Crédito: divulgação. Se não houver desistências ou traições,…

11 horas atrás

Vale abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade; se inscreva

A Vale abriu novas vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade. Crédito: Divulgação A mineradora Vale abriu novas…

11 horas atrás

Bares da Serra preparam agenda especial para a véspera de feriado da Consciência Negra

Tem cardápio especial para os boêmios em diversos bares da Serra, destaque especial para o Bar do Mineiro, em Jacaraípe.…

12 horas atrás

Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.700

O Governo do Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.700. Crédito: Divulgação…

13 horas atrás