Por Conceição Nascimento e Eci Scardini
Na tarde desta terça-feira (8), o mercado político foi movimentado com as informações de que secretaria de Estado de Ação Social e Políticas para as Mulheres (SEASM), Sueli Vidigal, deixaria o cargo para assumir o comando dos Correios no Estado.
As informações são de pessoas próximas ao PDT, partido da secretária.
Para ocupar a SEASM, seria nomeado o atual deputado estadual Josias Da Vitória (PDT), eleito em 2014 com 40.090 votos. Com a vaga aberta na Assembleia Legislativa, o primeiro suplente, Luiz Durão assumiria a vaga. Ele recebeu 20.969 votos em 2014.
A movimentação de agora pode ter rebatimentos em 2016, quando Durão será candidato a prefeito em Linhares, município atualmente administrado pelo desgastado Nozinho Correa (PP). Os pedetistas apostam na vitória da chapa encabeçada Durão.
Uma vez eleito prefeito, Durão renunciaria ao cargo de deputado, assumindo o lugar o vereador Nacib Hadad (PDT), e a Serra ganharia mais um representante na Ales. Atualmente o município tem o deputado Bruno Lamas (PSB) como seu único representante na Casa.
A reportagem tentou falar com o deputado Josias da Vitória via celular, sem sucesso. Enviou mensagem de texto informando o assunto, mas ainda não obteve resposta. Sua assessoria informou que “não existe o convite do Governo do Estado”.
A reportagem enviou mensagem para a assessoria do governador Paulo Hartung (PMDB) e aguarda o posicionamento.