Seis casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo três provocados pelo vírus H3N2 e três por Influenza B, foram confirmados no Estado. Desse total, um evoluiu para óbito (H3N2). A informações são da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa).
Na semana passada, foram internadas duas crianças com suspeita da supergripe na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital São Bernardo em Colatina. As irmãs moram na Serra, mas tiveram que ser transferidas para o outro município devido ao plano de saúde. A mãe das crianças também teria apresentado sintomas e estaria sendo tratada.
Mas esses casos não foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde, que também não revela quais municípios de origem dos pacientes que tiveram confirmação da doença e nem os locais em que estão sendo tratados.
A Síndrome Aguda Respiratória Grave é resultado da evolução do quadro de gripe, que é provocada por vírus. Dentre eles, Influenza A (H1N1 e H3N3) e o Influenza B. Ambos, inclusive, são cobertos pela vacina que está sendo distribuída para grupos de risco pelo SUS.
Segundo o infectologista do Hospital Metropolitano, Alexandre Rodrigues, os sintomas da doença provocada por estes três vírus são os mesmos. “O que muda é que a forma de classificação e os três podem evoluir para uma síndrome respiratória aguda grave. O Influenza ganhou mais espaço porque não circulava até 2009, mas como é um vírus de circulação mundial, entrou no quadro de vacinas e sempre há risco de se proliferar, pois os vírus respiratórios são de fácil contaminação”, explica.
O médico diz que a prevenção está na vacina, higiene das mãos e evitar colocar a mão na boca, olhos e nariz; e que se deve procurar ajuda médica quando há piora na respiração ou febre persistente por mais de três dias. “Pacientes que já sofrem de doenças respiratórias, crianças e idosos devem ter atenção especial”, alerta.
Vacinação na Serra para grupos de risco
A Campanha Nacional contra a Gripe Influenza vai até o dia 26 de maio. Até o momento, mais de 20.250 pessoas foram imunizadas na Serra, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura. A previsão é imunizar 80 mil pessoas, dentre os grupos prioritários.
A vacinação ocorre nas seis Unidades Regionais de Saúde (Boa Vista, Novo Horizonte, Feu Rosa, Jacaraípe, Serra Dourada II e Serra-Sede), além da Unidade de Saúde de Nova Almeida. De segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h às 16 horas.
Na maternidade de Carapina, o atendimento é exclusivo para gestantes e puérperas. De segunda à sexta-feira, das 8h às 12 horas.
A vacinação para os professores ocorre no CRAS de Laranjeiras, sempre às terças, quartas e quintas-feiras, das 8h às 16 horas. Nas unidades de saúde também podem receber a vacina crianças entre seis meses e cinco anos; trabalhadores de saúde e das farmácias; pessoas com doenças crônicas; indígenas; idosos.
A praia escolhida para o lançamento da Campanha Praia Limpa foi o Barrote, em Jacaraípe/ Foto: Reprodução/ SEMMA O verão…
A décima edição do Natal Solidário acontece neste sábado (21)/ Divulgação Em contagem regressiva, o Natal chega mais cedo para…
A Câmara da Serra realizou a última sessão ordinária do ano legislativo nesta quarta-feira (18). Os mandatos dos atuais vereadores…
Daniele, Murilinho e Thiago na maternidade no momento do nascimento da criança. Crédito: Acervo familiar Um verdadeiro milagre iluminou o…
Com a nova lei, as distribuidoras de bebidas só podem funcionar até as 23h na Serra. Crédito: Divulgação A Prefeitura…