Categories: Notícias

Superlotação em cadeia da Serra é quase o dobro da capacidade

Segundo denúncias, o Centro de Detenção Provisória da Serra está com detentos além da sua capacidade. Foto: Divulgação

O Centro de Detenção Provisória da Serra (CDP), localizado no Queimado, zona rural do município, está com uma quantidade de detentos maior do que a sua capacidade. A denúncia é de lideranças municipais, as quais afirmam que o presídio abriga mais de 960 pessoas,sendo que a capacidade é para pouco mais de 548 detentos. Tal realidade tem gerado preocupação, já que no final de maio houve uma rebelião de presidiários na Casa de Custódia, em Vila Velha, onde menos 33 pessoas ficaram feridas.

O vereador Cabo Porto (PSB), que também é policial militar, é um dos que denunciam a superlotação. “O presídio tem capacidade para 548 presos, mas hoje tem 956. É quase o dobro da sua capacidade. Lá, tem 132 funcionários, sendo que o número ideal seria em torno de 200. O CDP precisa de atenção do poder público urgente. Isso é preocupante”, disse ele, durante sessão na Câmara Municipal.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Serra) também se pronunciou sobre o assunto e afirmou que o cenário é alarmante. Ao TEMPO NOVO, a advogada Vanessa Santa Barbara, presidente da Comissão de Direitos Humanos da 17ª Subseção OAB/ES, afirmou que a capacidade do CDP é de 540 internos, mas o espaço está abrigando mais de 960.

A OAB também está promovendo audiências públicas para discutir o problema. “A intenção é dialogar com sociedade e poder público para buscar informações de efetivação dos direitos dos detentos previstos na Constituição Federal e nas leis”, disse Vanessa.

Governo Casagrande não se pronuncia

Responsável pelo CDP, a Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS) não se pronunciou sobre as denúncias de superlotação. O TEMPO NOVO tentou confirmar com Secretaria os números citados pelas lideranças e também saber quais ações o Governo do Estado vai tomar para solucionar o problema. A demanda foi encaminha na manhã da quinta-feira (06) e a promessa da SEJUS era enviar a resposta até o final da tarde, o que não aconteceu.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

6 horas atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

7 horas atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

7 horas atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

8 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

9 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

17 horas atrás