Categories: Política

Suplentes se dizem prontos para ocupar vagas na Câmara

Ao menos cinco vereadores estão enrolados e podem perder mandato. Foto: Arquivo TN

Problemas na Justiça e investigações do Ministério Público; radicalização das disputas internas e clima de denuncismo mútuo. Todo esse caldo político tem deixado os suplentes dos vereadores pra lá de animados com a Câmara da Serra. Publicamente,os discursos são de resiliência; mas, nos bastidores, sabe-se que tem suplente participando até de reuniões com outros vereadores.

Dos 23 parlamentares, ao menos três deles enfrentam ações na Justiça, cujos andamentos ameaçam seus mandatos. Dois, inclusive, já estão afastados. Trata-se de Nacib Haddad (PDT), que é acusado pelo Ministério Público de formar cartel de empresas para ganhar licitações. Denúncias que ele nega. E Neidia Maura (PSD), ex-presidente da Casa, afastada por improbidade administrativa.

Sobre Neidia, desde meados do ano passado, o suplente Fabão da Habitação (PSD) já assumiu a vaga e segue atuando na Câmara. Já Nacib, na semana passada, recebeu um duro golpe com a negativa do Tribunal de Justiça para seu retorno à Câmara; e agora, seu suplente, Wanildo Sarnaglia (Avante), pressiona o presidente Rodrigo Caldeira (Rede) pela sua posse no mandato.

“É obrigação do presidente da Câmara convocar; os cargos comissionados já foram exonerados. Então, a obrigação é do Caldeira me convocar. Isso se ele tiver interesse, né?”, disparou Wanildo.

Outro enrolado na Justiça é Geraldinho Feu Rosa, que enfrenta dois inquéritos do Ministério Público por suposta prática de rachid e nepotismo. Além disso, o vereador foi expulso do PSB por infidelidade partidária. Seu suplente é Fábio Latino Araújo (PSB).

“Se for convocado, em respeito aos 1.795 eleitores que confiaram a mim essa responsabilidade, me sinto preparado. E se acontecer, farei o meu melhor”, disse Latino.

Quem também pode assumir uma cadeira é o ex-vereador Antônio Boy do INSS (PDT). Ele é o segundo suplente na chapa que elegeu Nacib. Ocorre que outro vereador eleito pelo PDT, Fábio Duarte, enfrenta uma investigação na Câmara que o acusa de quebra de decoro parlamentar e pode resultar em cassação.

“É constrangedor assumir nessas condições, pois meu foco é 2020. Obtive 1.732 votos e estou preparado, caso seja convocado. Sou um homem de desafios e estou preparado”, disse Boy.

O líder comunitário Saulo Brum é suplente do vereador Guto Lorenzoni, que, após trocar o PP pela Rede em 2018, enfrenta uma ação que pode resultar na perda do mandato. Filiado ao PP, Brum comenta a situação.

“Guto saiu do PP e se filiou à Rede, e o Ministério Público Eleitoral entrou com ação pedindo a cassação do mandato dele. Estou aguardando, porque a Lei fala que se o mandato dele justamente for cassado, eu assumiria a vaga. Eu concordo com a ação, porque acredito que a Lei tem que ser cumprida”, explicou.

Contexto político

Desde o início da atual legislatura, a Câmara promoveu um largo histórico de problemas judiciais e houve até vereador detido por porte ilegal de arma. Entretanto, o contexto político tem potencializado o clima de denuncismo e faz com que suplentes fiquem mais atentos à Câmara.

A Serra enfrenta uma ruptura entre os Poderes constituídos. Um grupo de 16 oposicionistas que comandam a Câmara entrou em rota de colisão com o prefeito Audifax Barcelos (Rede), que rendeu até denúncia de que a Casa estaria sob controle do “crime organizado”, segundo Audifax. Acusações que Caldeira nega.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

7 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

15 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

15 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

16 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

16 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

17 horas atrás