O homem de 54 anos que pode estar infectado com o novo coronavírus continua em isolamento no Hospital Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, na Serra. Ainda na tarde desta quarta-feira (26) já deve sair o resultado do primeiro exame que poderá descartar que o paciente está com a doença que matou milhares de pessoas em outros países, principalmente na China.
O suspeito deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento de Carapina (UPA) na noite da última terça-feira (25), após chegar de uma viagem que fez na Itália. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o homem sentiu sintomas parecidos com o do coronavírus e procurou a Upa de Carapina. A Sesa explicou ainda que foram apresentados febre e sintomas respiratórios.
Ao TEMPO NOVO, o subsecretário de Saúde da Serra, Aldo Lugão, afirmou que o procedimento para descartar ou confirmar o coronavírus – Covid-19 – é feito em duas etapas. “Primeiro fazemos exames e detectamos se o paciente está com outra doença, como uma gripe ou Influenza B. Caso isso seja confirmado, o coronavírus já será descartado. Agora, se esses exames não apontarem nenhuma outra doença, será feito pela Fio Cruz, no Rio de Janeiro, o especifico para o Covid-19, que se necessário ficará pronto em sete dias”, explicou.
Aldo ainda afirmou que o resultado desse primeiro exame será divulgado na tarde desta quarta-feira. De acordo com o subsecretário a cidade pode ficar mais tranqüilizada, pois é apenas um caso suspeito. “As chances de se confirmar são baixas, então a população pode ficar mais tranquila. O Município está acompanhando toda a situação”, destacou.
Informações sobre a família, bairro, cidade e nome do paciente não estão sendo divulgados nem pela Saúde da Serra, nem pelo Governo do Estado. As duas pastas afirmam que o paciente é morador da Grande Vitória e está no Jayme dos Santos Neves. A medida é para resguardar a família e não causar pânico nos moradores.
Tanto a Upa de Carapina, quanto o Jayme Santos estão funcionando normalmente para atendimentos gerais.
Médicos e funcionários que atenderam paciente estão sendo acompanhados
Todos os servidores da UPA de Carapina que atenderam o paciente suspeito de coronavírus estão sendo acompanhados pela Secretaria de Saúde. A afirmação é do subsecretário Aldo Lugão. “Os médicos e outros funcionários estavam usando todos os equipamentos necessários, mas continuam sendo acompanhados. Caso apresentem algum sintoma, serão rapidamente feitos exames para identificar”, disse.
Um paciente que pode está infectado com o novo coronavírus, o Covid-19, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento de Carapina (UPA) na noite desta terça-feira (25). Por conta disso, a Serra é a primeira cidade do Espírito Santo que registrou suspeita da doença que está castigando outros países, principalmente a China.