O verão chegou com tudo para os capixabas. O calor intenso é ótimo para quem pode aproveitar dias de lazer, mas nem tanto para quem precisa trabalhar ou ficar em casa. A boa notícia é que o vidro pode ser um grande aliado em todos esses casos, seja deixando a diversão ainda melhor, seja proporcionando mais conforto para quem está na labuta. Quer ver?
Nesta estação, as áreas de lazer dos imóveis se tornam o point preferido dos pequenos e dos adultos. Nos projetos mais modernos e diferenciados, o vidro pode ser usado na sauna e na piscina, por exemplo.
Uma sauna com parede de vidro permite que se tenha visão para a piscina e vice-versa. Dá para escolher se quer e como quer limitar a visibilidade de um ambiente para o outro. Basta usar o tipo de vidro adequado a essa escolha. “O fundamental, nesse caso, independentemente de visibilidade, é que seja usado um vidro de segurança, ou seja, um laminado ou um temperado, que vai dar uma grande proteção aos usuários”, explicou o consultor técnico da Viminas Vidros Especiais, Luiz Cláudio Rezende.
A piscina também pode ser feita com vidro: em uma parede, em duas ou em todas. Nos projetos ainda mais ousados, até a base é feita de vidro. “Utiliza-se sempre o vidro laminado temperado, que é o vidro de maior segurança, e as espessuras são calculadas de acordo com as dimensões da piscina e com o volume de água que o vidro terá de suportar, entre outras variáveis”, explicou Luiz Cláudio.
Dentro de casa ou no ambiente de trabalho, o desconforto térmico costuma ser um vilão no verão, mas o vidro pode ser um aliado, na hora de eliminá-lo. O vidro de proteção solar, por exemplo, que pode ser colocado em janelas, portas e até substituindo paredes de alvenaria, ajuda a barrar em até 70% a entrada de calor no imóvel. Fica a dica para quem está fazendo obra em casa e para os empresários que querem mais conforto nas suas empresas.
Ah! E não dá para deixar de falar que, neste calor, a quantidade de banhos tomados por dia aumenta. Graças ao boxe de vidro, os banheiros podem permanecer sequinhos. As donas de casa agradecem!