Sábado (14) é dia de luta, para os alunos do Taekwondo Solidário, projeto social que oferece aulas gratuitas de taekwondo a crianças e adolescentes de Vitória. Eles farão exame de faixa, no qual terão a oportunidade de mostrar o que aprenderam ao longo do ano e evoluir na graduação da arte marcial.
O exame será a partir das 9 horas, na quadra da Escola Municipal de Ensino Fundamental Suzete Cuendet, em Maruípe. Ao todo, 75 alunos, entre meninas e meninos com idades de 7 a 16 anos, vão participar.
“É um orgulho enorme poder realizar nosso segundo exame de faixa, vendo a evolução dos nossos alunos e percebendo como o Taekwondo Solidário é importante na vida deles. E isso vai muito além do esporte”, comentou Rodrigo Bueno, professor e um dos idealizadores do projeto.
A meta dos que têm a faixa branca é receber a faixa amarela. Quem já tem a faixa amarela estará apto a receber a faixa laranja. Os atletas serão avaliados pelo mestre Rogério Castilho, de Vila Velha.
O Taekwondo Solidário é executado pela B2R Gestão de Projetos e patrocinado pela ES Gás, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (Liec). Este é o segundo ano do projeto, que começou em 2023, com um núcleo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Suzete Cuendet, em Maruípe, e, neste ano, foi ampliado, com a criação de um segundo núcleo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Adilson da Silva Castro, em Monte Belo, ambos em Vitória.
Nesse curto período de tempo, entretanto, o projeto já vem rendendo excelentes resultados, dentro e fora do tatame. Com uma equipe multidisciplinar, que inclui psicóloga e assistente social, o Taekwondo Solidário tem refletido positivamente no desempenho escolar e na socialização dos estudantes.
“Quando falamos das conquistas dentro do tatame, nossos atletas têm alcançado um excelente desempenho, com conquista de pódio em competições estaduais e nacionais”, disse Carol Santiago, professora do projeto.
Nesse sábado, inclusive, os medalhistas serão homenageados. O aluno Caleb Barbosa, por exemplo, conquistou medalha de ouro no Campeonato Estadual Estudantil e medalha de bronze nos Jogos Escolares Brasileiros, disputados em Recife, colocando o Espírito Santo em terceiro lugar no ranking nacional escolar.