O Taj Home Resort está recebendo desde sexta-feira, dia 24, a espécie mais emblemática de seu projeto paisagístico: a Phoenix canariensis, mais conhecida no Brasil como tamareira.
No projeto paisagístico do Taj, assinado por Benedito Abbud, as tamareiras podem ser consideradas verdadeiras estrelas: são 119 dessas exuberantes palmeiras, permeando a fachada frontal e os mais de 20 mil metros quadrados da área de laser e paisagismo do Taj. E sua utilização não é por acaso. Na cultura árabe, que inspirou todo o projeto do Taj, a tamareira é sinônimo de hospitalidade e resiliência. A espécie mantém-se exuberante mesmo diante de adversidades.
Na sexta, as primeiras 28 das 119 tamareiras do Taj começaram a chegar na obra e o plantio começou. A árvores foram adquiridas pela Grand de uma fazenda verde de São José dos Campos e todos os cuidados foram tomados para que as espécies cheguessem à Vila Velha sem “sentir” a mudança de endereço.
Especialistas garantiram o desmame gradual das mudas, iniciado há seis meses. Todas as tamareiras tiveram seus bulbos cuidadosamente embrulhados e o transporte foi realizado por seis carretas graneleiras, semelhantes àquelas que fazem transporte de soja. Até o final do processo de plantio das 119 mudas, serão 24 carretas chegando na obra.
“Cada jovem planta tem cerca de 3 toneladas e elas estão maravilhosas”, disse Ana Campos, paisagista responsável pelas jovens tamareiras. Cada muda necessita de um berço com 1,50X1,50X1,50 metros recheado de rico composto orgânico para seu plantio adequado. Todo o processo de compra, desmame e transporte das mudas envolveu diversos profissionais e seis meses de preparo. As tamareiras estão viajando cerca de 900 quilômetros até sua nova casa: o Taj Home Resort.
“As mudas de tamareiras que estão chegando têm em torno de 3 a 4 metros de tronco. A escolha por tamareiras bem mais desenvolvidas tem por finalidade sua exposição, à época da entrega do empreendimento, em tamanhos semelhantes aos exibidos nos materiais publicitários”, Rodrigo Barbosa, sócio presidente da Grand.
Para Barbosa, o cliente Grand quer ser surpreendido com diferenciais exclusivos, como o design biofílico presente na arquitetura do Taj, que transforma o empreendimento em uma mansão vertical de alto luxo, uma forma de viver com prazer e segurança.