Tapetes vão colorir ruas da cidade para Corpus Christi | Portal Tempo Novo

Serra, 20 de junho de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cultura

Serra, 19 de junho de 2019 às 9:50

Tapetes vão colorir ruas da cidade para Corpus Christi

Por Ana Paula Bonelli
[email protected]

Em Barcelona serão 1.350 metros de tapete expostos na avenida Região Sudeste. Foto: Arquivo TN/Fábio Barcelos

Semana que vem, no dia 20, é feriado nacional facultativo de Corpus Christi. E na Serra, os fiéis prometem surpreender, preparando os tradicionais tapetes pelas ruas da cidade. A atividade é uma manifestação artística popular realizada por integrantes da igreja católica, confeccionados para a passagem da procissão de Corpus Christi.

Para fazer os tapetes, são utilizados diversos tipos de materiais como serragem, pedras pintadas artesanalmente, borra de café, farinha, areia, flores, xadrez para dar cor e outros acessórios.

O maior tapete da Serra e o segundo maior do Estado, estará em Barcelona, serão 1.350 metros de tapetes temáticos. Tudo será confeccionado pelos fiéis e também por moradores da comunidade.

Os tapetes vão ocupar, como já é tradição, a avenida Região Sudeste e vão desde a igreja Sagrado Coração de Maria, que fica próxima à rotatória do campo Bom de Bola, até a igreja matriz, Paróquia dos Sagrados Corações de Jesus e Maria,  que fica na praça do colégio Sizenando. A confecção começa no dia 19, a partir das 19h, e vira a madrugada. Por lá, todos ajudam, fiéis e moradores da comunidade.

Na quinta-feira (20), tem missa às 08h, na Igreja Matriz. Durante o dia, acontece a contemplação dos tapetes e, às 18h, em frente a igreja Sagrado Coração de Maria acontece missa campal com trio elétrico. Logo após, os católicos saem em procissão luminosa pela avenida. Para fechar, a agenda tem show católico com Adriana Arydes. A comunidade também promove a limpeza na avenida depois dos festejos cristãos.

Na Serra Sede, uma união de dez comunidades irá confeccionar 100 metros de tapete. Pelo menos 30 deles irão enfeitar a rua que fica em frente à Igreja Nossa Senhora Conceição. Cerca de 150 pessoas vão participar da confecção dos tapetes, que vai começar na madrugada da quinta-feira (20). A missa de Corpus Christi será às 17h, seguida de procissão luminosa pelas ruas da Sede.

Em Parque Residencial Laranjeiras, a paróquia São Francisco de Assis também terá programação para a data com tapetes no pátio da igreja. A confecção começa na quarta (19) logo após a missa e vara a madrugada. Por lá, cerca de 100 metros de tapetes serão confeccionados. Às 08h da quinta (20), acontece missa e, logo após, a procissão do Santíssimo pelas ruas de Laranjeiras, retornando em seguida para o local de partida.

Na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima também vai ter tapete na praça em frente a igreja. Por lá, a procissão sairá do Centro de Evangelização na rua D7, casa 70, às 17 horas e seguirá pela avenida José Rato, principal do bairro, em direção a igreja onde haverá missa às 18 horas. A programação acontece no feriado, dia 20.

Em Jacaraípe, vai ter programação em São Patrício na quinta (21). Serão cerca de 200 metros de tapetes na rua Terezina. A missa será campal às 17 horas, próximo a igreja Sagrado Coração de Jesus com procissão em seguida.

Confira a programação de outras comunidades na Serra

Nossa Senhora da Penha

A confecção dos tapetes começa às 5h da quinta-feira (20). A missa será às 17h na Praça de São Diogo. Em seguida, os fiéis saem em procissão luminosa em direção à Paróquia Nossa Senhora da Penha, na Rua Pedro Zangrande, 45, Jardim Limoeiro.

São João XXIII

A confecção do tapete será realizada na parte da manhã de quinta-feira (20). Às 18h, haverá a procissão saindo de Planalto Serrano/Bloco em direção à Comunidade de São João Batista, em Vista da Serra. Em seguida, haverá a missa às 19h30.

São José de Anchieta

A confecção dos tapetes na Avenida das Palmeiras começa às 3h30 de quinta-feira (20). A partir das 17h terá procissão, saindo da Praça do restaurante Come Come em direção à Matriz, na Rua Topázio.

São Pedro

A confecção dos tapetes será iniciada na quarta-feira (19), a partir das 19h, na rua Teresina, em Jacaraípe. Na quinta-feira, a missa acontecer às 17h, em frente à Igreja Sagrado Coração de Jesus, que fica na mesma rua onde os tapetes serão montados, com procissão em seguida.

São Francisco de Assis

A confecção dos tapetes começa na quarta-feira, a partir 20h30. Na quinta, haverá missa às 8h, seguida da procissão. A Matriz fica na Primeira Avenida, 45, em Parque Residencial Laranjeiras.

 




O que você acha ?

Como você avalia os 6 primeiros meses de Renato Casagrande no Governo do Estado?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por