Categories: Política

Taxistas querem mudanças na Lei que instituiu o ponto rotativo na Serra

Táxis da Serra agora só em pontos rotativos. Foto: Arquivo TN

A Lei 223/2018 está sendo alvo de reclamações de taxistas da Serra, que já encontram eco na Câmara de Vereadores. A Lei promove mudanças no Código de Posturas e impacta em situações rotineiras destes profissionais. Mas o que provocou críticas foi a reserva de vagas exclusivas nos pontos de táxis, que agora passa a ser rotativo. A nova regra começou a vigorar em janeiro de 2019.  

“Sou contra a Lei porque não está dando mais para quem atuava nos pontos. Quando encontramos outro taxista no ponto temos a opção de ir embora para casa ou pagar estacionamento. Dentro de Laranjeiras temos quase 300 táxis e agora temos pessoas de outros bairros que estão optando por vir para Laranjeiras. Tá muito difícil”, disse um taxista que não quis se identificar. 

O vereador Fábio Duarte (PDT) afirmou para a reportagem que está em diálogo com o Executivo. O objetivo é que sejam suprimidos dois incisos da Lei, no artigo 291. “A lei tirou o direto dos taxistas que tinham pontos fixos. Agora os que não têm ponto fixo estão usando as vagas que antes pertenciam aos outros, quando estes saem para atender a um cliente. Estamos conversando junto com o Executivo para mudar dois parágrafos onde o direito à vaga exclusiva foi retirado”, disse o vereador. 

Segundo o artigo que é alvo da polêmica, “quando houver vaga física em qualquer ponto de táxi fixo do município da Serra, outro veículo táxi do município devidamente legalizado poderá estacionar no local, mesmo não sendo este designado especificamente para aquele ponto e somente sará com um cliente, após aguardar a sua vez de saída no ponto, obedecendo a fila; os pontos de táxis fixos do município da Serra funcionarão como rotativos no horário de 19h às O6h”.
A Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Serra foi procurada para se posicionar sobre o tema e sobre a possibilidade de mudanças na Lei. Assim que emitir a resposta será publicada aqui.
Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

14 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

15 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

15 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

17 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

17 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

17 horas atrás