Ana Paula Bonelli
No próximo dia 18, o primeiro e único centro cultural da Serra, o Eliziário Rangel, em São Diogo, completa quatro meses de funcionamento. Um empreendimento do psicólogo e mestre em Psicologia Antônio Martins Vitor Júnior, que vem dando certo no município. Mais de 500 pessoas já participaram das 25 atividades desenvolvidas no espaço, que possui também um teatro.
Antônio diz que o objetivo do espaço é desenvolver atividades ligadas à produção de subjetividade, artes e políticas no contemporâneo. “Por isso estamos abertos a propostas de arte e formação, em todas as linguagens e convidamos o público a prestigiar nossas atrações e oficinas fixas”, convida o diretor do Eliziário.
Dados dos primeiros três de meses de funcionamento são animadores. 510 pessoas já passaram pelo centro cultural, seja para assistir ou mesmo protagonizar apresentações musicais, oficinas de formação ou peças teatrais.
Segundo Antônio sete oficinas permanentes foram realizadas: dança afro, dança contemporânea, flamenco, shivan yoga, teatro popular, teatro físico e violão popular. Os artistas da casa Jordan Fernandes, Ívina Messina, Yan Menezes, Júnio Hora, Tato Brasil e Rubens Lyra são os responsáveis por ministrar as oficinas. Ao todo 28 alunos participaram dos trabalhos.
O Centro Cultural também investiu em oficinas pontuais e workshop. Foram três ao todo que contaram com doze participantes. Planejamento de Carreira Artística, com Giuliana e Fernanda, Aerografia, com David Dsc e Fotografia com Tati Hauer foram os profissionais que instruíram os 12 participantes das atividades.
“Temos uma proposta ousada e inovadora na cidade. Os números, na nossa avaliação, apontam para um caminho potente na construção de um métie de arte e formação na Serra. Acreditamos que estamos fomentando um dos desejos mais vibrantes da cidade, que é ser um palco de teatro. Estamos contentes por tecer boas relações, em tão pouco tempo de existência, com os artistas e produtores culturais da cidade e do Estado e, sobretudo, com o público. Sabemos que os desafios são muitos, no entanto estamos dispostos a enfrentá-los para apresentar para o público serrano o que há de mais belo e sublime”, declara Antônio.
Teatro, música e formação
No palco do Eliziário Rangel sete espetáculos teatrais foram exibidos, entre eles Límbico, do Coletivo Emaranhado; Medeia, do Grupo Teatral VS Melindres; Raiz Negra, Aventuras de um contador de histórias; Filhos do Passado da Cia Di Lata; Últimos dias de Paupéria, do Grupo Teatral Tarahumaras e Zacimba Gaba do Planeta Contos. Um público total de 140 pessoas assistiram as peças e uma média de 60 atores passaram pelo local.
Além disso, o Centro Cultural também abriu suas portas para festas como Boogle Oggle e Pindorama que atraíram um público de sessenta pessoas e ainda shows musicais com artistas como André Prando e Eugênio Goulart e João Carlos que foram assistidos por 40 pessoas.
Projetos musicais com convidados também têm espaço no Eliziário. Até o momento Histona Convida 1 e 2 recebeu cinco bandas com uma média de público de 100 pessoas. As bandas convidadas foram a Melaninas Mc’s, Sensenso, Faith, Panic, EmicThug e Os Cria.
Um curso de extensão sob a assinatura do paulista Fuganti, foi realizado no local e contou com a participação de dez pessoas.
Saiba mais sobre o espaço clicando aqui.
Serviço
Centro Cultural Eliziário Rangel
Onde: rua Gonçalves Dias, nº 1201, São Diogo
Contato: 27 9 9830 8813 / 27 3065 2647
Facebook: @eliziariorangel
O tamanduá mirim foi encontrado dentro de um condomínio na Serra/ Divulgação Um tamanduá foi encontrado na manhã deste domingo…
Segundo o relato da vítima, dois suspeitos em uma moto passaram atirando/ Divulgação Um homem de 25 foi baleado na…
A Black Friday é uma campanha de vendas que oferece descontos de até 80% nas lojas credenciadas. Foto: Redação TN…
A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…
O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…
A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…