Técnica de enfermagem da Serra morre por coronavírus após ficar 8 dias internada

Bernadete estava internada há oito diss no Jayme dos Santos Neves. Foto: Divulgação

Uma pessoa alegre, cheia de amigos e muito batalhadora. Assim podemos resumir um pouco da técnica de enfermagem, Bernadete Cristina Marques, que morava na Serra, foi infectada pelo coronavírus, e infelizmente, morreu após ficar oito dias internada no Hospital Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras. A profissional trabalhava na Unidade Básica de Saúde de José de Anchieta I e era muito querida por seus colegas de trabalho e até os pacientes atendidos por ela.

Sua morte, foi confirmada na manhã deste sábado (22). A última informação passada pela família de Bernadete sobre o seu estado de saúde foi na última sexta-feira (21). Na ocasião, sua irmã Maria, disse que o quadro dela estava estável. A profissional de saúde não estava com febre – como tinha ocorrido antes – mas estava com a ventilação no 100%.

Por volta de 11 horas deste sábado, Maria comunicou oficialmente o óbito de sua irmã pelas redes sociais. “Eu agradeço aos médicos, a quem orou, a quem chorou. Nossas orações foram recebidas e pedimos para Deus fazer a vontade dele. Deus a levou pois estamos aqui apenas de passagem. O senhor não deixa nós passarmos por coisas maiores do que aquilo que podemos suportar.”

Mãe de quatro filhos, Bernadete começou a sentir sintomas da doença há uma semana, mas acreditou ser apenas cansaço do seu serviço. Além do posto de saúde, a serrana também fazia algumas horas extras na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Serra Sede. O quadro dela piorou no último sábado (15) quando foi atendida na UPA de Castelândia e já encaminhada às pressas para o Jayme, em Morada. No local, ela foi internada na UTI e ficou sedada deste então.

Leia também: debaixo de chuva, família enterra corpo de profissional de saúde da Serra que morreu por coronavírus

Colegas de trabalho de Bernadete afirmaram ao TEMPO NOVO que ela já tinha sentido falta de ar na semana passada, dias antes de ir ao médico. Por conta da piora no caso, a família da profissional de saúde estava realizando orações em frente ao hospital e pediu apoio dos moradores da cidade. Pelas redes sociais, muitos amigos e parentes estão deixando suas mensagens despedida e consolo.

Há informações que outros profissionais de saúde que trabalham no mesmo posto de Bernadete também tenham sido infectados pela Covid-19, mas esse foi o primeiro óbito de um funcionário da unidade.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) disse à reportagem que lamenta o óbito de Bernadete. Confirmou ainda as informações referentes a sua morte e disse que está prestando total assistência e apoio psicológico ao familiares. A Sesa também acrescentou que os funcionários da Unidade de Saúde onde trabalhava a servidora também estão sendo acompanhados e monitorados.

Leia a nota na íntegra:

“A Secretaria de Saúde (Sesa) da Serra informa com pesar o falecimento da servidora Bernadete Cristina Marques Conceição da Silva . Ela estava internada no Hospital Jayme dos Santos Neves com diagnóstico de covid-19 desde o último sábado (15), e foi a óbito neste sábado (22).

A Secretaria de Saúde está prestando total assistência e apoio psicológico aos familiares. Os funcionários da Unidade de Saúde onde trabalhava a servidora também estão sendo acompanhados e monitorados. A prefeitura está realizando testagem em massa dos servidores da saúde.”

Mais de 2 mil profissionais infectados e cinco mortos

Conforme noticiado pelo TEMPO NOVO, a Serra contabiliza 2.026 profissionais de saúde que foram infectados pela Covid-19. Desse total, 1.891 já estão curados e quatro (com Bernadete cinco) não resistiram ao vírus e morreram por complicações da doença. No total de casos gerais, 13.069 moradores da cidade foram contaminados, 11.764 já estão curados e 473 (agora 474 com Bernadete) pessoas morreram.

A Serra é a terceira cidade capixaba com o maior número de confirmações e a líder em óbitos por coronavírus no Espírito Santo.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

6 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

8 horas atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

12 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

12 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

13 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

14 horas atrás