Tecnologia ajuda a acelerar obras de esgoto e reduzir problemas na pista

Operador usa controle remoto para comandar rolo em obra de esgoto. Foto: Divulgação

A compactação de valas com grande profundidade é uma das etapas do trabalho de implantação de redes coletoras de esgoto em centros urbanos. Para otimizar a realização dessa atividade, a Serra Ambiental, concessionária que está realizando as obras de esgotamento sanitário na Serra, por meio da parceria público-privada com a Cesan, passou a utilizar na operação um rolo compactador acionado via controle remoto.

De acordo com a assessoria de imprensa da Serra Ambiental, a nova tecnologia aumenta a produtividade, dá mais qualidade ao serviço, além de ser mais segura para os operadores.

A empresa explica que durante a obra é necessário abrir uma vala para instalar os tubos. Depois, essa vala é coberta com terra para, ao final, receber o asfalto. É nessa etapa que os compactadores são utilizados. Para que a novidade fosse implantada, a PPP buscou tecnologias disponíveis no mercado que oferecem melhor compactação das valas, diminuindo o número de recalques no asfalto, ou seja, possíveis afundamentos causados pelo fluxo de veículos.

“Identificamos um modelo de equipamento que pode ser operado com o uso de um controle remoto. Dessa forma, o operador não precisa mais entrar na vala, o que reduz os riscos que a atividade pode oferecer”, Marcus Vinícius Batista, Gerente de Engenharia da Serra Ambiental.

Se antes a Concessionária usava modelos manuais, que compactam 5 m² de solo por minuto, desde agosto estão sendo adotados os equipamentos com controle remoto, capazes de compactar 16,5 m² de solo por minuto. A utilização do rolo compactador vem trazendo bons resultados, como área e força de compactação maiores que as identificadas pelo método convencional.

 

Nova Sede

A Serra Ambiental está de casa nova. A concessionária inaugurou na última quinta-feira, dia 09, a nova sede em Jardim Limoeiro. O evento contou com as presenças dos Diretores da Companhia, dos colaboradores, dos representantes da Cesan, da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), da Prefeitura de Serra, da Federação das Associações de Moradores da Serra (FAMS), da Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares do Espírito Santo (FAMOPES), das Associações de Moradores da Região Metropolitana, dentre outros. Desde janeiro de 2015 a empresa é responsável pela gestão do esgoto na Serra em parceria público-privada (PPP) com a Cesan e tem obrigação de universalizar o serviço investindo R$ 675 milhões até 2023.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

15 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

15 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

15 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

16 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

1 dia atrás