Tecnologia ajuda a acelerar obras de esgoto e reduzir problemas na pista

Operador usa controle remoto para comandar rolo em obra de esgoto. Foto: Divulgação

A compactação de valas com grande profundidade é uma das etapas do trabalho de implantação de redes coletoras de esgoto em centros urbanos. Para otimizar a realização dessa atividade, a Serra Ambiental, concessionária que está realizando as obras de esgotamento sanitário na Serra, por meio da parceria público-privada com a Cesan, passou a utilizar na operação um rolo compactador acionado via controle remoto.

De acordo com a assessoria de imprensa da Serra Ambiental, a nova tecnologia aumenta a produtividade, dá mais qualidade ao serviço, além de ser mais segura para os operadores.

A empresa explica que durante a obra é necessário abrir uma vala para instalar os tubos. Depois, essa vala é coberta com terra para, ao final, receber o asfalto. É nessa etapa que os compactadores são utilizados. Para que a novidade fosse implantada, a PPP buscou tecnologias disponíveis no mercado que oferecem melhor compactação das valas, diminuindo o número de recalques no asfalto, ou seja, possíveis afundamentos causados pelo fluxo de veículos.

“Identificamos um modelo de equipamento que pode ser operado com o uso de um controle remoto. Dessa forma, o operador não precisa mais entrar na vala, o que reduz os riscos que a atividade pode oferecer”, Marcus Vinícius Batista, Gerente de Engenharia da Serra Ambiental.

Se antes a Concessionária usava modelos manuais, que compactam 5 m² de solo por minuto, desde agosto estão sendo adotados os equipamentos com controle remoto, capazes de compactar 16,5 m² de solo por minuto. A utilização do rolo compactador vem trazendo bons resultados, como área e força de compactação maiores que as identificadas pelo método convencional.

 

Nova Sede

A Serra Ambiental está de casa nova. A concessionária inaugurou na última quinta-feira, dia 09, a nova sede em Jardim Limoeiro. O evento contou com as presenças dos Diretores da Companhia, dos colaboradores, dos representantes da Cesan, da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), da Prefeitura de Serra, da Federação das Associações de Moradores da Serra (FAMS), da Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares do Espírito Santo (FAMOPES), das Associações de Moradores da Região Metropolitana, dentre outros. Desde janeiro de 2015 a empresa é responsável pela gestão do esgoto na Serra em parceria público-privada (PPP) com a Cesan e tem obrigação de universalizar o serviço investindo R$ 675 milhões até 2023.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Com 3 mortes em março, Serra registra o menor número de homicídios da história

De acordo com o delegado Rodrigo Sandi Mori, a Serra registrou o menor número de homicídios da história no mês…

13 horas atrás

Vale abre vagas de emprego com contratação imediata de todos os níveis de escolaridade

A Vale abriu vagas de emprego com contratação imediata de todos os níveis de escolaridade. Crédito: Divulgação A mineradora Vale…

13 horas atrás

PL quer substituir campainha por música nas escolas da Serra para acolher autistas

O Professor Renato Ribeiro é autor do projeto. Crédito: Arquivo Tempo Novo O vereador Professor Renato Ribeiro (PDT) protocolou na…

13 horas atrás

Comunicados – 01/04/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 01-04-2025 - 3ª ediçãoBaixar

13 horas atrás

Placas que isentam responsabilidade por furtos podem ser proibidas na Serra

Shopping Mestre Álvaro. Foto: Google Street View Tramita na Câmara da Serra o Projeto de Lei 313/2025, que proíbe a…

15 horas atrás

A primeira do país: Promotora da Serra defende tese no salão nobre do STF com orientação de Barroso

Atual presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso com a promotora da Serra, Maria Clara Mendonça Perim. Crédito: divulgação. A…

15 horas atrás