Foi iniciada nesta semana, a distribuição de telas protetoras para caixas d’água e tonéis sem tampa em residências de vários bairros da Serra. A ação faz parte da campanha de combate à dengue. O objetivo é evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, Aedes aegypti.
A ação também será direcionada a imóveis com focos do mosquito identificados pela Central de Videomonitoramento da Serra e após denúncias feitas pelos moradores por meio do Disque Dengue (3228-5394).
Além de instalar as telas protetoras, os agentes de controle de endemias também orientam a população a não deixar água parada em plantas, copos plásticos, entre outros utensílios em quintais.
A Vigilância Ambiental em Saúde mantém os serviços de Disque Dengue de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O morador que quiser realizar alguma denúncia, sem se identificar, de foco de mosquito da Dengue ou pedir alguma ajuda deve ligar para o telefone 3228-5394.
Como combater
Geralmente, o índice de incidência da doença aumenta durante o verão, principalmente, quando o período chuvoso é maior. A transmissão é feita pelo inseto infectado, que mantém o vírus em sua saliva e o retransmite em novas picadas.
De acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde, as formas de combate o mosquito são simples, como: não deixar água acumulada e garrafas com água; não jogar lixo em local inadequado; não deixar caixa d’água ou depósitos alternativos sem tampa; trocar a água dos vasos de plantas aquáticas ou colocar areia no fundo do prato; manter o lixo em sacos plásticos e bem fechado, entre outras ações.