Hoje (21) é Dia da Árvore (21), véspera de primavera. Apesar de ser uma data de celebração, a realidade das árvores na Serra não é tão animadora assim. É que há mais pastos do que matas no território do município.
Segundo o Atlas da Mata Atlântica elaborado pelo Governo do ES, 25,7% dos 547 km2 do território do município ainda possuem matas nativas. Destes, 15,1% são de florestas em estágio avançado e 10,6% em estágio inicial de regeneração. Já as pastagens ocupam 28,9% do território.
Os números são referentes aos anos de 2012 e 2013, os mais recentes disponíveis. E o Governo Estadual promete nova atualização deles em breve, uma vez que nesta segunda-feira (21) anunciou que finalizou a coleta de novas imagens da cobertura florestal no ES. O material servirá de base para atualizar o Atlas.
Ainda no levantamento de 2012 e 2013, outro dado chamou a atenção: nada mais nada menos que 6,3% do território da Serra são ocupados por eucaliptais. A porção mais próxima do litoral entre Jacaraípe e Nova Almeida – incluindo a bacia da lagoa Juara e do rio Reis Magos – possui extensas áreas de monoculturas de eucalipto da Suzano (ex-Fíbria e ex-Aracruz Celulose). Segundo o documento, a produção de eucalipto é o principal cultivo agrícola do município, seguidos pelo café (1,4% do território) e seringueira (1,3%).
A números apontam ainda que a outra metade do território serrano eram ocupadas por outras atividades, dentre elas as áreas urbanas e rodovias.
Perda de matas para novas
rodovias e dragagem de rio
Após a última atualização do Atlas em 2013, houveram perdas de mata nativa na Serra provocadas por obras públicas. Uma delas é a dragagem do rio Jacaraípe.
Iniciada em 2014 e até hoje com um trecho em andamento, a obra tocada pela Prefeitura gerou desmate de 6 hectares entre manguezais e matas ciliares. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra (Semma) prometeu recuperar o dobro dessa perda na região do Alphaville Jacuhy, na Área de Proteção Ambiental (APA) Manguezal Sul, perto da divisa com Cariacica e Vitória.
Outra obra que gerou desmate é a construção do Contorno de Jacaraípe (ES 010). De responsabilidade do governo do ES, a obra foi paralisada em 2014. Mas também provocou desmate.
Mais recentemente o Contorno do Mestre Álvaro (BR 101), obra que está sendo executada pelo Governo Federal, também gerou desmate 34,4 hectares de florestas em estágio inicial e médio em Áreas de Preservação Permanente (APP). Licenciador da obra, o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) informou que como compensação pelo desmate foram depositados R$ 375,2 mil na conta do Fundágua, que dentre as ações financia recuperação de florestas em torno de rios e nascentes.
Os responsáveis pela obra ainda terão que recuperar uma área de 10 hectares no município de Santa Teresa, completa o Iema.
Desmatamento autorizado pelo estado
Em julho de 2016 Tempo Novo noticiou com exclusividade a derrubada de uma área de mata Atlântica numa região de difícil acesso entre Jacaraípe e Putiri. O desmate foi autorizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) para uma extensão de 5,5 hectares.
Mas segundo a Semma, que fiscalizou o local, pode ter atingido área de 13 hectares. Na época o Idaf não informou que tipo de uso teria o terreno desmatado. Na região, além de algumas matas remanescentes entre a lagoa Juara e o rio Reis Magos, só há cultivo de eucalipto. O caso também gerou fiscalização da Polícia Ambiental, que encaminhou a situação ao Ministério Público.
A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…
O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…
A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…
O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…
Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…