O número de motos furtadas na Serra aumentou 9%, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) num período de sete meses em comparação ao ano passado.
Em 2019, no período de janeiro a julho, 220 motos foram furtadas no município da Serra. Já em 2020, os números aumentaram: foram 241, ou seja, 21 veículos a mais se comparado com o ano passado.
Vale ressaltar que há uma diferença entre furto e roubo. Na prática caracteriza-se um furto quando o criminoso não tem contato com a vítima, mas leva seu bem. Já no caso do roubo, o bandido tem contato com a vítima, existe violência ou ameaça e a subtração do bem.
Já quando se fala de motos roubadas, no mesmo espaço de tempo, foram 93 ocorrências contabilizadas em 2019, contra 66 deste ano. 27 a menos de janeiro a julho.
A Sesp revelou também que em 2019, a polícia conseguiu recuperar 131 veículos e em 2020, 168. No total, este ano 37 motos foram recuperadas a mais do que em 2019 (de janeiro a julho).
O TEMPO NOVO conversou com o corretor de seguros, Glastone Luiz Nery, que disse que na Serra, os bairros onde mais se rouba ou furta motos, segundo sua experiência, são Serra Dourada, Feu Rosa, Parque Residencial Laranjeiras, Jacaraípe e Barcelona. “A Serra como um todo costuma ter bastante ocorrências. Mas tem bairros que se destacam mais”.
Segundo o corretor, as motos mais roubadas são as mais potentes. “Motos de 450 cilindradas ou acima disso são as preferidas pelos bandidos. O seguro para estes veículos também é mais caro, e por isso muitas vezes, o proprietário deixa de segurar a motocicleta. Quando acontece uma ocorrência destas, a pessoa acaba ficando sem moto e com a bíblia para pagar”, comenta.
Os moradores da Serra tiveram suas construções demolidas e serão multados em R$ 100 mil por crime ambiental. Crédito: Divulgação…
Ricardo Ferraço é o principal articulador do ParkLog lançado na última terça-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra precisa continuar se…
A primeira edição do Festival da Canção, que desde o início, acontece no mesmo local, em Nova Almeida, na Serra,…
Os criminosos colocaram fogo em um ônibus do Sistema Transcol, na Serra. Crédito: Divulgação Um ônibus do sistema Transcol foi…
A nova Avenida Civit teve investimentro de R$ 123 milhões e será inaugurada com 6 faixas, ciclovia, parque linear e…
No Espírito Santo, são ofertadas 15 opções de cursos de férias gratuitos na unidade de Vitória, em Jardim Camburi, e…