Nesta semana o carro fumacê circulará diversos bairros da Serra para combater os famosos pernilongos.
As ações do carro fumacê são realizadas em horários estratégicos para otimizar os serviços de borrifamento, acontecendo sempre antes do nascer do sol e no pôr-do-sol, quando a temperatura é amena e sem ventos fortes.
Com os ventos mais intensos e chuva, os serviços não são realizados devido à baixa eficácia da ação. Os horários de atuação do veiculo fumacê são pela manhã, das 4 às 7 horas, e no início da noite, de 17 às 20h30.
Nesta quarta-feira (11) o serviço será executado em Novo Horizonte, Cidade Continental, Camará, Guaraciaba, Chácara Parreiral, Santa Luzia, Parque Residencial Laranjeiras, Morada de Laranjeiras, Civit II, Solar de Laranjeiras, Portal de Manguinhos, Arquipélago de Manguinhos e Lagoa de Carapebus.
Já na quinta-feira (12) é Feu Rosa, Boulevard Lagoa, Vila Nova de Colares, Ourimar, Alterosas, Praia da Baleia, Portal de Jacaraípe, São Pedro, Castelândia, Parque Jacaraípe, Estância Monazítica, Jardim Atlântico, Costa Dourada, Lagoa de Jacaraípe e Nova Zelândia.
Na sexta-feira (13) o carro fumacê estará no Bairro das Laranjeiras, São Francisco, Praia de Capuba, Enseada de Jacaraípe, Residencial Jacaraípe, Costa Bela, Marbela, Bairro Novo, Morro São João, Reis Magos, Nova Almeida (centro), Parque das Gaivotas, Parque Santa Fé, Praiamar, Serramar, São Patrício e Parque Residencial Nova Almeida.
Aedes aegypti
Além do serviço do fumacê, a Vigilância Ambiental em Saúde vem intensificando as ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti em todos os bairros do município com ações de educação em saúde no sentido de orientar moradores, carro fumacê e coleta de lixo regular.
A população pode ajudar através de ações simples como, por exemplo: não deixar água parada em plantas, caixa d’água sem tampa e não jogar o lixo em local irregular. Essas são medidas que ajudam no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
Também faz parte das ações de combate o bloqueio de transmissão dos casos de dengue. A estratégia se dá por visita dos agentes de combate à endemias as residências das pessoas notificadas com a doença. São realizadas ações como pulverização a pé no raio de 150 metros das residências com pessoas que foram notificadas com a doença.
Disque-Dengue
Os serviços do Disque-Dengue funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O morador que quiser tirar dúvidas ou realizar denúncias, sem se identificar, de locais com focos do mosquito Aedes aegypti pode ligar para o telefone 3228-5394 que os agentes de combate à endemias visitam o local.