Sim, os serranos terão um debate eleitoral para prefeito da Serra no 1º turno da eleição. Em uma parceria inédita, a Associação dos Empresários da Serra (Ases), o Jornal Tempo Novo e a 17ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/ES (OAB-Serra) realizarão, na terça-feira, 1º de outubro, o debate entre os candidatos à prefeitura da Serra. O evento ocorrerá na sede da Ases, em Morada de Laranjeiras, e será transmitido ao vivo no canal do YouTube do jornal Tempo Novo, a partir das 19h.
O único candidato que não participará é Pablo Muribeca, do Republicanos, que se recusou a debater suas ideias e perspectivas para a Serra, assim como fez anteriormente na sabatina do Tempo Novo, da Ases e da Rede Vitória. Com isso, os candidatos confirmados são: Audifax Barcelos (PP), Igor Elson (PL), Roberto Carlos (PT), Weverson Meireles (PDT) e Wylson Zon (Novo).
Na tarde desta segunda-feira (16), os representantes dos candidatos confirmados estiveram na sede do Jornal Tempo Novo, ocasião em que foram realizados os sorteios, repassadas informações, colhidas sugestões e esclarecidas dúvidas.
Para o diretor do Tempo Novo, Yuri Scardini, o debate eleitoral realizado na última semana antes da eleição terá grande influência na decisão dos eleitores, já que é nesse período que muitos indecisos começam a consumir conteúdo eleitoral para formar sua escolha. “Entregaremos à população da Serra uma oportunidade para que os eleitores façam suas próprias avaliações sobre os candidatos, contribuindo na decisão do voto. Trata-se de um debate que colocará os candidatos frente a frente nas principais pautas e temas da cidade, que, invariavelmente, serão questões com as quais o próximo prefeito terá que lidar durante seu mandato”, completou Yuri Scardini.
Em nota assinada pelo presidente da OAB-Serra, Ítalo Scaramussa, a instituição destaca que a promoção de um debate eleitoral municipal por entidades representativas da sociedade desempenha um papel fundamental no fortalecimento da democracia. “O debate oferece aos eleitores a chance de conhecer melhor os candidatos e suas propostas para resolver os problemas locais. É um espaço onde os candidatos devem expor suas ideias, discutir temas relevantes para a comunidade, como educação, saúde, infraestrutura e segurança, e esclarecer suas posições em relação a questões específicas. Além disso, o debate permite uma comparação direta entre as visões dos concorrentes, ajudando os eleitores a tomar decisões informadas sobre quem melhor representa seus interesses e valores”, concluiu Scaramussa.
Já o presidente da Ases, Fábio Junger, afirmou que o debate eleitoral é uma iniciativa de grande importância para o processo democrático. “Por isso, nós, da Associação dos Empresários da Serra (Ases), estamos, mais uma vez, promovendo esse momento, pois entendemos que esse tipo de evento abre espaço para que os eleitores conheçam, de forma mais detalhada, as ideias e propostas de cada candidato para o futuro da cidade. Além disso, o debate abordará temas fundamentais relacionados ao desenvolvimento econômico e social do município, trazendo mais transparência e possibilitando que os eleitores tomem decisões mais informadas, identificando quem melhor representa seus interesses. A Serra hoje tem o maior PIB do Estado e precisa assumir a responsabilidade na tomada de decisões”, completou Junger.