Gabriel Almeida
Em meio a tanto concreto, asfalto e carros nos bairro da Serra, ainda há casas com quintais, cujos moradores fazem questão de cultivar plantas. Além de ajudar, adeptos dos quintais verdes dizem que o estilo de vida não apenas faz bem para o meio ambiente, mas também é um excelente passatempo cuidar delas.
É o caso da aposentada, Isaura Bolzan que mora na rua Lins do Rego, em Parque Residencial Laranjeiras e cultiva plantas e hortaliças em sua casa. Na sua residência pode ser encontrada orquídeas, hortaliças, roseiras e outros tipos de plantas. “Cuidar das minhas plantações é uma terapia para mim”, afirma a moradora.
Isaura disse ainda que começou a cultivar plantas após aposentar. E não é uma coisa cara. “Gasto R$ 60,00 de três em três meses para manter este meu passatempo e ainda ter uma ocupação para minha mente”, explica.
A dona-de-casa, Jorgina Santos, que mora em José de Anchieta II, disse que as plantas em seu quintal ajudam a renovar suas forças toda manhã. “Sempre gostei de ter o meu jardim na minha casa. Cuido delas toda manhã e me sinto muito melhor do que quando não tinha minha plantação”, conta.
Jorgina ainda disse que além das plantas, ela também mantém hortaliças em seu quintal. “Todos os temperos a algumas verduras que utilizo vêm da minha própria plantação”, explica a moradora.
O biólogo, Alexandre Dadila, confirma que faz bem o contato do morador com a planta. “A partir do momento que a pessoa tem o envolvimento com o meio ambiente, ela além de ter uma ocupação para sua mente, pode ajudar a cuidar da natureza”, afirma.