Categories: Notícias

Terça tem novo protesto contra cortes de Bolsonaro na educação

Manifestação realizada em maio contra cortes na Educação e também contra a reforma da Previdência. Foto: Arquivo TN

Na próxima terça-feira (13), estão marcadas novas manifestações em todo o Brasil contra cortes de verbas na educação que estão sendo feitos pelo governo Bolsonaro. No ES, o ato deve acontecer na capital Vitória e deve contar com a participação de estudantes e professores que atuam na Serra.

De acordo com organizadores, a concentração está prevista para as 16h em frente ao Teatro Universitário, na Ufes. Antes disso, às 9h30, professores e outros trabalhadores da educação farão assembleias nos municípios para acompanhar os atos pelo país.

Na Serra, a assembleia dos professores em apoio ao ato nacional será na Câmara de Vereadores. No entanto, até à tarde da última quinta-feira (8), não havia indicação da suspensão das aulas nas redes municipal e estadual no dia 13.

Segundo o diretor de comunicação do sindicato dos professores (Sindiupes), Paulo Loureiro, cada escola vai definir se libera os alunos mais cedo e manda representantes para a assembleia na Câmara de Vereadores. Ele explicou os motivos da mobilização.

“Contra corte de verbas e reforma da previdência. Os cortes podem prejudicar a infraestrutura das escolas estaduais e municipais e comprometer até o pagamento de professores”, enfatiza Paulo.

Vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (Une) no ES, Laís Lima, diz que estudantes de todos os campi do Ifes – incluindo os alunos da Serra – devem participar do ato no dia 13.

Já a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufes, Beatriz Moreira, disse que “a ideia é de uma grande mobilização dos estudantes”. O movimento é organizado pela Une, União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e pelos sindicatos de trabalhadores das instituições de ensino.

O governo federal determinou o contingenciamento de R$5,7 bilhões para o Ministério da Educação (Mec) e as medidas afetaram repasses de apoio à educação de tempo integral, construção de creches, alfabetização e ensino técnico, segundo informações obtidas pelo jornal Folha de São Paulo, por meio de dados do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento da União (Siop) e da Lei de Acesso à Informação.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

7 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

15 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

15 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

16 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

16 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

17 horas atrás