Quem quiser ajudar os moradores do interior do estado que estão sem água por causa da lama da Samarco no rio Doce, pode doar garrafinha e garrafões de água mineral nos terminais do Transcol.
As doações serão recebidas até este domingo (22) e depois o Corpo de Bombeiros vai analisar se será preciso continuar a campanha. Nos dez terminais da Grande Vitória estarão parados ônibus exclusivos para receber as doações.
O material arrecadado será levado para o ponto de coleta no Corpo de Bombeiros, que fará a distribuição nos lugares necessitados.
Segundo a assessoria da empresa, cerca de 400 mil pessoas passam por dia nos terminais. “Se apenas 5% desse total doar, serão 20 mil garrafas de água”, disse o diretor-presidente da Ceturb-GV, Alex Mariano.
A ideia da campanha partiu de funcionários da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), que forneceu os ônibus para receber as doações. A ação ainda conta com o apoio do Sindirodoviários.
Moradores sem água
A tragédia ambiental que aconteceu em Mariana, Minas Gerais, com o rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, que pertence à Vale e à BHP Billiton, arrasou o rio Doce por mais de 500 km.
Além das cidades mineiras afetadas, no momento várias cidades capixabas sofrem com a falta d’água, pois o abastecimento da cidade, que era feito pelo rio Doce, foi suspenso por causa da chegada da lama.
Várias ações de coleta de água mineral estão sendo realizadas no estado para ajudar as cidades de Baixo Guandu, Colatina e alguns locais de Linhares.