A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) anunciou que o Terminal de Carapina, na Serra, passará por obras de reforma e ampliação. A primeira etapa da obra, que é a reforma da estrutura atual, está programada para começar ainda este ano.
A decisão de reformar e ampliar o terminal ocorre após o cancelamento da construção do novo Terminal de Carapina. O Governo do Estado informou que, após anos de promessas e um investimento previsto de R$ 100 milhões, a obra não sairá do papel. Até o início de julho, havia a expectativa de que o projeto pudesse avançar, mas dois fatores impediram sua realização.
De acordo com a Semobi, a desapropriação do terreno destinado ao novo terminal não progrediu devido ao elevado custo orçamentário e ao tempo judicial envolvido no processo. O terreno, com 26 mil metros quadrados, está localizado às margens da BR-101, próximo à ‘ponte da Vale’, na região de Carapina.
Obra do novo Terminal de Carapina é cancelada na Serra
Em 2023, a compra do espaço parecia certa, com a expectativa de iniciar a obra ainda naquele ano. No entanto, o Estado anunciou que precisaria aguardar a entrega do Contorno do Mestre Álvaro para iniciar as construções. A entrega ocorreu em dezembro de 2023.
Em maio deste ano, o Governo do Estado, através da Semobi, informou que estava monitorando o tráfego de veículos na região para realizar as adequações necessárias no projeto do novo terminal da Serra. No entanto, no dia 11 de julho, a Semobi anunciou que não realizará mais a construção.
Com o cancelamento do novo terminal, a Semobi informou, ao Jornal Tempo Novo, que está priorizando outros projetos de mobilidade na Grande Vitória, incluindo a reforma e ampliação do Terminal de Carapina. O projeto já está em desenvolvimento. A obra de reforma deve começar ainda este ano. Já a ampliação segue sem previsão para acontecer.