Categories: Meio Ambiente

Terminal degrada alagados e sítio histórico de Carapina

O Terminal Industrial da Serra fica às margens da Rodovia do Contorno, entre o sítio histórico de São João de Carapina e os alagados do Mestre Álvaro. Foto: Divulgação

Localizado às margens da Rodovia do Contorno, o Terminal Industrial Multimodal da Serra (Tims) foi autuado e multado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma) da Serra por degradar áreas de proteção histórica e ambiental na região.

A degradação é resultado de um aterro feito com rejeitos industriais e por corte de um morro. O aterro também foi embargado. A reportagem não conseguiu informação do dia exato em que foram feitas a autuação e o embargo.

Segundo o processo que corre no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdemas), uma das autuações foi porque o Terminal fez corte no morro onde fica localizado o sítio histórico de São João de Carapina, um dos mais antigos do Brasil, com mais de 400 anos.

No processo, consta que a autuação ocorreu pelo corte alterar um local protegido por lei em razão do seu valor paisagístico e arqueológico. O corte foi feito sem licença ambiental. Por isso, foi gerada uma multa de R$ 130 mil. Não há informação se houve embargo neste caso.

Já o aterro foi embargado pela Semma. No documento apresentado no Comdemas, a Semma argumenta que o aterro estava sendo feito com rejeitos siderúrgicos em área de preservação permanente, às margens de um curso d’água e também sem qualquer autorização ambiental. Vale lembrar que no local existem os alagados do Mestre Álvaro, área sensível e de biodiversidade elevada. Não há informação sobre multas nesse processo.

Tanto no processo do corte perto do sítio de São João de Carapina quanto no do aterro com escória siderúrgica em área de curso d’água, o Tims recorreu ao Município pedindo anulação das penalidades.

A Junta de Recursos Administrativos (JAR), no entanto, deu parecer favorável à manutenção das punições. Agora, os processos devem ser avaliados no Condemas. Isso estava previsto para acontecer na última terça-feira (5). Mas, segundo a secretária executiva do Comdemas, Graciely Pirovani, o relator responsável pelos processos não teve tempo hábil para analisá-los e o material só deve ser apreciado na próxima reunião do Conselho, prevista para o dia 17 de dezembro.

A reportagem procurou os responsáveis pelo Tims, que não retornaram as ligações.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

12 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

12 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

12 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

13 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

1 dia atrás