Categories: Arquivo

Terreno é ponto de usuários de drogas e criadouro de zyca

Governo do ES chegou a iniciar a desapropriação da área de 24 mil m2 em Carapina para novo terminal do Transcol, mas não concluiu

Moradores estão preocupados, pois além de lixo e entulhos, já há um invasor no local e novas invasões podem surgir. Foto: Fábio Barcelos

Por Gabriel Almeida

O terreno onde está projetado para ser o novo terminal do Transcol de Carapina, na Serra, encontra-se em meio a um imbróglio. São duas áreas que somam em torno de 24 mil metros quadrados, divididos ao meio pela rua Quintino Nascimento, que pertencem a uma empresa da Malásia, KNM, que supostamente faliu e teria indo embora do Brasil.

O Governo do Estado, ainda na gestão de Renato Casagrande, publicou um decreto de desapropriação, que não chegou a ser consolidado em função da divergência de preço entre o governo e o dono; assim o caso ficou parado.

Todos os galpões que haviam na área foram roubados, inclusive como tudo que tinha ficado para trás logo que a empresa encerrou suas atividades no local.

Além de lixo e entulhos, o local já registra uma ocupação ilegal e há informações de que pessoas de bairros do entorno, principalmente de Central Carapina, têm falado com frequência em invadir o local, já que ninguém se apresenta como dono.

Isto é o que afirma Ludimila Fernandes Silva, que ainda tem medo dos usuários de drogas que se abrigam no local. “Para acessar Carapina os moradores acabam passando pela rua Quintino onde várias pessoas já foram assaltadas”, explica.

Ludimila ainda disse que já solicitou limpeza do terreno para a Prefeitura da Serra e nada foi feito. “A Prefeitura disse que não pode limpar, pois o terreno é particular”, afirma.

Outro morador, que não se identificou, afirmou que não há cerca alguma no local e tudo que tinha dentro do galpão foi roubado. “Algo tem que ser feito. Este terreno não tem nenhum dono?” indaga.

Governo e Prefeitura: dono é responsável  

Além de todo o perigo que o terreno oferece, moradores ainda tem que se preocupar com o perigo do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Ludimila Fernandes disse que o local está cheio de focos do mosquito. “Não temos o que fazer e estamos correndo perigo. Depois destes últimos dias de chuva o local deve está com vários focos de mosquito, pois tem água empoçada”, explica.

A reportagem entrou em contato com o Governo do Estado que afirmou que a área não pertence ao Estado e que a responsabilidade pela limpeza do terreno é do proprietário.

Já a Prefeitura da Serra disse que o proprietário do terreno foi notificado a providenciar a limpeza do local. Quanto às pessoas em situação
de rua, a Prefeitura realiza abordagens sociais na tentativa de convencê-los a deixar esta condição, inclusive encaminhando para serviços de
saúde.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

2 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

3 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

3 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

4 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

4 horas atrás

Noite retrô no Garage Pub, em Laranjeiras, nesta sexta (22)

Emolaila é uma das atrações da festa “Twister and Shout” que promete uma noite retrô no Garage Pub, em Laranjeiras,…

9 horas atrás