Você sabia que o Teste do Pezinho auxilia no diagnóstico de diversas doenças? O procedimento alerta para enfermidades como fenilcetonúria, fibrose cística, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, hipotireoidismo congênito, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.
Neste sábado – dia 6 – será comemorado o Dia Nacional de Teste do Pezinho e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta pais e mães para a importância de levar seu bebê a uma unidade de saúde municipal para que ele seja submetido ao exame, e orienta que isso seja feito preferencialmente do segundo ao quinto dia de vida.
A coleta de sangue no pezinho do bebê é feita nas unidades de saúde dos municípios e a amostra de sangue é enviada para exame laboratorial na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Vitória, órgão credenciado no Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal no Espírito Santo.
Segundo a coordenação do Programa Estadual de Triagem Neonatal, atualmente, 760 crianças e adolescentes recebem tratamento e são acompanhados pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Vitória e pelo Hospital Estadual Infantil de Vitória, que são os serviços de referência para esse público (pacientes a partir de 18 anos são acompanhados no Hospital Estadual Dório Silva, na Serra).
No ano passado, 46.451 bebês passaram pelo exame de triagem neonatal. Desse total, 52 receberam diagnóstico positivo para uma das doenças detectadas pelo teste do pezinho e passaram então a fazer tratamento e acompanhamento nos serviços de referência.