Na tarde desta quarta-feira (17), o Jornal Tempo Novo fechou parceria com o instituto Qualitest Inteligência em Pesquisa. A intenção é fornecer o retrato mais fiel possível do contexto político-eleitoral no momento em que a pesquisa estiver sendo realizada, utilizando tecnologia estatística de ponta, dados demográficos e de perfil populacional mais atualizado, aliados à perspectiva aprofundada do Tempo Novo sobre o cenário e as articulações políticas.
O Qualitest é um instituto fundado em 2009, portanto, já estabelecido no mercado há 15 anos. A empresa tem sede em Vitória, mas realiza trabalhos robustos em todo o território nacional. Segundo o sócio-diretor, Alan Sousa, a empresa realiza em média 100 mil entrevistas por ano. Entre os trabalhos realizados, destaca-se, por exemplo, a pesquisa de satisfação do consumidor residencial de energia elétrica, contratada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), feita em todos os estados brasileiros, totalizando 29.474 entrevistas.
Além disso, o instituto realizou trabalhos contratados pelos Correios, Petrobrás, Ministério Público Federal, Senado Federal, Exército Brasileiro, Imetro, entre outros. Alan também destacou o trabalho de pesquisa específica junto ao público situado abaixo da linha da pobreza, que engloba aqueles indivíduos em situação de rua, executado em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Brasília. Trata-se de um público muito difícil de ser abordado, o que demonstra a solidez e a diversificação da empresa em diversos segmentos.
Dentre as conversas de mercado que o Tempo Novo buscou, a Qualitest se mostrou a melhor opção, acumulando experiência em trabalhos distintos de grande e médio porte para o setor público e privado. Além disso, o instituto está fora do circuito das empresas consideradas pelo meio político capixaba como mais “tradicionais” em pesquisas de intenção de voto. Essa opção por um instituto com maior projeção nacional e diversificado, sem necessariamente ter o foco específico no segmento eleitoral, foi uma escolha estratégica do jornal, dada a saturação desse mercado nos últimos anos. Evidentemente, isso não deslegitima nenhuma outra empresa do setor, sendo apenas uma opinião deste jornal.
Toda a base de dados referente à localização geográfica e aos setores censitários está em conformidade com o novo Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, que divulgou o quantitativo populacional dos bairros da Serra no mês passado. Em outras palavras, trata-se do cenário demográfico mais atualizado do município. Quanto aos dados do perfil dos eleitores, será utilizado a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2023, também bastante recente. Dessa forma, as proporções populacionais e os perfis dos eleitores serranos estão ajustados para o cenário mais atual possível.
A primeira pesquisa está prevista para maio, com 1.000 entrevistados, o que confere uma margem de erro muito baixa, seguindo os padrões da ciência estatística. A equipe de coleta de dados realizará o trabalho a domicílio, uma estratégia acordada entre o Tempo Novo e a Qualitest para neutralizar o que ficou conhecido como ‘cerco político’ na Serra. Esse termo refere-se à prática de cabos eleitorais a serviço de pré-candidatos ou candidatos, estrategicamente cercando os coletores de dados dos institutos para manipular o resultado, um movimento amplamente conhecido no meio político do município.
A seleção dos domicílios dentro de cada setor censitário será feita por sorteio, e a coleta de dados ocorrerá das 8h às 20h, permitindo a diversificação dos perfis populacionais. Todo o processo de coleta de dados será acompanhado por georreferenciamento. Além disso, as entrevistas serão gravadas em áudio para controle interno de qualidade, e uma amostragem dos entrevistados receberá ligações do instituto para checagem dos dados, garantindo total isenção e evitando qualquer tentativa de influência externa.
De acordo com o diretor-geral do Jornal Tempo Novo, Yuri Scardini, as pesquisas que circularam recentemente na Serra apresentaram resultados conflitantes e foram realizadas por empresas pouco conhecidas e/ou com pouco histórico em grandes projetos de pesquisa de mercado. Além disso, algumas dessas pesquisas estavam relacionadas a grupos políticos específicos.
“O Tempo Novo tem 40 anos de história e a Qualitest, 15 anos. Essa parceria combina duas empresas que já comprovaram seu valor e seriedade no mercado. Os trabalhos de nível nacional realizados pela Qualitest são incríveis, precisos, abrangentes e de alta qualidade. Considerando a densidade do Jornal Tempo Novo na cobertura política da Serra, não há dúvida de que essa parceria ajudará os leitores e eleitores serranos a entender o cenário político no momento atual. É importante ressaltar que toda pesquisa eleitoral reflete um período específico, e as circunstâncias podem mudar ao longo do tempo. Sabemos que esse assunto é muito sensível na Serra, por isso buscamos o que há de melhor em tecnologia, modernidade, expertise, método e, fundamentalmente, histórico de imparcialidade”, afirmou Scardini.
O questionário da primeira pesquisa já foi definido em conjunto com a Qualitest. Trata-se de um material abrangente que reflete a visão editorial do Jornal Tempo Novo, mantendo rigor científico e estatístico na formulação das perguntas. Segundo Yuri Scardini, o formulário utilizado reflete a identidade do Tempo Novo aliada à expertise da Qualitest.
“Esta eleição será marcada pelo uso de tecnologias que podem causar conflitos, desinformação e disseminação de informações falsas. Essa tendência, que já foi significativa nas últimas eleições, será amplificada, especialmente pela Inteligência Artificial, que é uma novidade. Por isso, os eleitores buscarão ainda mais informações verificadas, checadas e provenientes de fontes consolidadas e confiáveis. Nesse sentido, o Tempo Novo é um veículo de comunicação que se dedica diariamente a cobrir jornalisticamente a Serra, com uma perspectiva e experiência específicas, pautadas pelo municipalismo. Com 4 décadas de atividade, o Tempo Novo não apenas é o veículo mais antigo em operação na Serra, mas também um dos mais antigos do Espírito Santo”, afirmou Scardini.
A Prefeitura da Serra anunciou que vai distribuir uniformes e kits de material escolar para 70 mil alunos. Crédito: Divulgação…
A praia de Jacaraípe, na Serra, será palco de diversas atividades esportivas e shows musicais gratuitos, na Praça Encontro das…
A tradicional festa de São Sebastião, em Manguinhos reúne a tradição do congo, com shows ao vivo e muita religiosidade. Crédito:…
A Fortlev abriu novas vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e as contratações serão imediatas. Crédito: Divulgação…
A dirofilariose canina, também conhecida como "verme do coração", é uma doença parasitária grave que afeta os cães. Crédito: Freepík…
Quando pensamos em alimentos industrializados, é comum associá-los a uma alimentação não saudável, rica em conservantes, sódio e açúcares. Crédito:…