retro

TN Retrô: “Um dos fatos históricos mais importantes da Serra na última década”

Todo o conteúdo do Tempo Novo Retrô poderá ser acessado de forma gratuita em qualquer lugar e hora. Crédito: Redação

O Tempo Novo lança nesta quinta-feira (8), aniversário de 466 anos da Serra, o projeto Tempo Novo Retrô, pioneiro e único no Espírito Santo. Trata-se do maior acervo jornalístico e cultural da Serra, totalmente gratuito e acessível. Durante este mês, a plataforma vai funcionar em caráter experimental e será lançada na versão final em janeiro de 2023 – ano que marca as quatro décadas de fundação do Tempo Novo. Para ter acesso ao acervo digital, basta clicar aqui.

Criado em 1983, o Tempo Novo é o 4º jornal mais antigo do ES em operação. São 1.376 edições que somam mais de 22 mil páginas de informações de caráter histórico. É um acervo que conta a história da cidade entre dezembro de 1983 até fevereiro de 2020, quando a circulação do impresso foi encerrada.

O lançamento do projeto está sendo muito aguardado pela comunidade acadêmica e cultural da cidade, que com constância procura o Tempo Novo para realização de pesquisas históricas sobre quaisquer temas que falem sobre a Serra.

Clério Borges é historiador da Serra. Crédito: Divulgação

Escritor, historiador, poeta e trovador da Serra, Clério Borges disse que o Tempo Novo Retrô é uma plataforma que se faz necessária nos dias atuais, no momento em que os conteúdos midiáticos e as informações digitalizadas são importantes. “O TN da mais um passo gigantesco para contribuir com o acesso de jovens, professores, estudantes e de toda a população do município da Serra”.

E continuou: “quero parabenizar o Jornal Tempo Novo pela inauguração da sua plataforma Tempo Novo Retrô que considero um dos fatos históricos mais importantes do município da Serra na última década. O JTN sempre foi um relicário das mais autênticas informações e notícias relatando a história desse município que é o mais populoso do estado do Espírito Santo”, disse o historiador.

Clério enfatizou ainda que o jornal Tempo Novo sempre foi fonte de pesquisa não só para historiadores, mas também para estudantes e professores. “São Informações ao longo desses anos, desde 1983, informações claras, objetivas e que sempre contribuíram para que as pessoas pudessem ter uma noção exata da realidade do nosso município. É efetivamente um grande marco histórico que acontece neste dia 8 de dezembro, quando será lançado oficialmente essa plataforma de forma inicial, mostrando a capacidade não só dos idealizadores, bem como de todos que contribuem para que esse jornal seja efetivamente o grande marco da cultura e da imprensa jornalística do estado do Espírito Santo. Parabéns Tempo Novo!”

O escritor e professor da rede municipal de ensino da Serra, Irineu Cruzeiro. Crédito: Divulgação

O escritor e professor da rede municipal de ensino da Serra, Irineu Cruzeiro enfatizou que a iniciativa do TN vem de encontro a um forte movimento de resgate e preservação da cultura serrana. “O arquivamento em formato digital da memória histórica da nossa cidade permite facilidade de acesso e recursos de ensino -aprendizagem – não somente para nossos jovens e estudantes, mas para todas as pessoas interessados em conhecer melhor a nossa história e cultura. Iniciativa louvável. Como sempre.”

Teodorico Boa Morte. Foto: Divulgação

Poeta e historiador, Teodorico Boa Morte, também comemorou a iniciativa. “Muito interessante a grandiosidade do Jornal Tempo Novo, melhor jornal do município da Serra. Sempre colocando o povo serrano em dia com seus noticiários. Há anos nessa batalha sem cansar. Em comemoração aos 466 anos do município, tem grata satisfação em mostrar e disponibilizar na era digital um dos maiores acervos da história da Serra. Parabéns pelo projeto, parabéns pelo acervo, parabéns Serra pelo presente de aniversário. Conheçam a história da nossa Serra, em seu dia-a-dia”.

Rogério Morais é o idealizador do documentário Queimado – A Luta pela Liberdade. Crédito: Divulgação

Cineasta e produtor cultural e diretor da rede municipal de ensino da Serra, Rogério Morais Martins, fala sobre o sentimento de pertencimento dos serranos. “Essa nova modalidade que está sendo realizada pelo jornal vai ser com certeza uma ferramenta para que todos possam utilizar para conhecer mais sobre a história da Serra. De fato, será um acervo que ficará à disposição, de todo morador serrano e também para o capixaba. Acredito que vai contribuir para que as pessoas possam acessar e conhecer a economia, a história, a parte de lazer e turística e principalmente saber onde começou nossa história. Muitas vezes, chegamos num local e não conhece a história. Será um momento único para adquirirmos este conhecimento. Parabéns ao jornal e a todos os profissionais que se empenharam para dar esta contribuição ao povo serrano e capixaba”.

Historiador e Educador da Rede Estadual do ES, Michel Dal Col Costa. Crédito: Divulgação

Historiador e Educador da Rede Estadual do ES, Michel Dal Col Costa também conversou com o Tempo Novo e afirmou que as mais de mil edições impressas do Jornal Tempo Novo que foram produzidas ao longo de seu período de vida certamente retratam, discutem e trazem evidências históricas qualitativas e quantitativas sobre vários detalhes dessa incrível aventura.

“Que alegria saber que o Jornal Tempo Novo irá disponibilizar todo o seu acervo de jornais impressos de décadas no formato digital para a população e especialmente para os pesquisadores que se interessam pela história da Serra e por conseguinte também da história do Espírito Santo e até do Brasil. Cada município da federação tem um valor grandioso para a compreensão do país e, no caso da Serra, essa importância cresce em progressão geométrica tendo como referência a trajetória da Serra nas últimas décadas, que teve mudanças significativas em todos os indicadores sociais, econômicos, políticos, populacionais e culturais. Portanto, os historiadores e todos os interessados de diversas áreas de conhecimento estão recebendo um grande presente”, e completou:

“A Serra e toda a população recebe um grande presente capaz de produzir saber valiosíssimo, pois fornece conhecimentos importantes para suplementar todos os diagnósticos e também os planejamentos que se queira fazer em relação à problemas ou mesmo às riquezas da região. Que esse exemplo sirva de inspiração para as autoridades públicas e para a iniciativa privada para valorizar e organizar um sistema de arquivos do município que fortalecerão nossa memória, identidade e pertencimento na Serra, pois tal iniciativa coopera com o desenvolvimento das pessoas e da sociedade em geral. Avante povo serrano, com muito amor por essa dádiva do céu que é o nosso lindo município! Viva a Serra!”

Edição número 0, de dezembro de 1983.

Acesso ilimitado a qualquer hora do dia

Qualquer usuário pode acessar por meio de uma plataforma moderna e de fácil navegabilidade. Este projeto tem por sentido contribuir para senso de identidade e pertença do morador para com a cidade. Além disso, visa disponibilizar uma plataforma de pesquisa para a produção de conhecimento sobre a Serra.

Nenhum outro veículo de comunicação no estado do Espírito Santo conseguiu disponibilizar seu acervo para o público em geral, sendo este, portanto, o primeiro projeto do gênero. Foram 12 meses de árduo trabalho de organização, classificação, catalogação e digitalização, até a construção da plataforma digital e disponibilização de todo o conteúdo.

Os jornais digitalizados estão em formato de PDF pesquisável e haverá ferramenta de busca com filtros aplicáveis. Estão organizados por ano e número da edição. A plataforma também contará com produção de conteúdo própria, resgatando matérias de caráter histórico.

Este projeto só foi possível mediante um laborioso esforço coletivo, do qual contou com o apoio da patrocinadora Ambiental Serra, empresa responsável pela gestão do sistema de esgotamento sanitário na cidade. Em janeiro, outros patrocinadores já contratados serão anunciados em evento de lançamento oficial e apresentação dos primeiros números.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Incêndio de grandes proporções atinge área da Vale

O incêndio atingiu uma área da mineradora Vale, no Porto de Tubarão. Crédito: Divulgação Um incêndio de grandes proporções atingiu…

2 horas atrás

Mulher suspeita de invadir shopping e incendiar loja no Rio de Janeiro é presa na Serra

A mulher, suspeita de invadir shopping e incendiar uma loja no Rio de Janeiro, foi presa na Serra. Crédito: Divulgação…

2 horas atrás

Vereador defende Escola Cívico-Militar na Serra

O vereador Cabo Rodrigues defende a instituição de escolas Cívico-Militares na Serra. Foto: Divulgação Tramita na Câmara da Serra Projeto…

5 horas atrás

Estado abre processo seletivo de nível médio para assistente administrativo com salário de R$ 1.900

O Estado abriu processo seletivo de nível médio para assistente administrativo com salário de R$ 1.900. Crédito: Divulgação O Governo…

8 horas atrás

Comediante Bira Thomazi se apresenta na Serra em show exclusivo no próximo dia 21

Sucesso no Rio Comedy Club, Bira Thomazi acumula mais de oito anos de experiência na comédia e vem se destacando…

8 horas atrás

Comunicado – 10/02/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 10-02-2025 - 2ª ediçãoBaixar

9 horas atrás