Com o senador Ricardo Ferraço (PSDB) sendo investigado pela Lava Jato, o colega e também senador Magno Malta vai manter a dobradinha que tem feito com Ferraço na “Caravana da Vida”, que tem percorrido o ES?
Levada de lavada
No último domingo (09), depois de um ano de muita confusão, a eleição da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams) chegou ao fim. A Chapa 1, liderada pelo sub-secretário de Direitos Humanos, Jean Cassiano, levou 70% dos votos válidos (281 contra 121 votos). Porém, já que o preenchimento das vagas dentro da Fams é pela proporcionalidade, a Chapa 2 conseguiu eleger 6 membros, o que correspondente a 30% das vagas.
Aqui conselho é bom
Agora, a próxima etapa na Fams é a disputa interna para decidir sobre a ocupação de cadeiras nos conselhos da Prefeitura. A Federação ocupa cadeiras (as vezes mais de uma) em todos os conselhos da cidade e estima-se que 90% das vagas destinadas à Federação terão mudança. Será decidido por colegiado, os candidatos a conselheiros são os próprios delegados de bairros, incluindo os novos membros da diretoria da Fams. Entre os conselhos mais visados, estão o de Meio Ambiente, Educação, Saúde, Habitação, Desenvolvimento Econômico e o Conselho da Cidade.
Fênix petista I
Aconteceu também no último domingo (09), a primeira etapa das eleições internas do PT. O deputado federal Givaldo Vieira largou na frente. Com 2.648 votos, a chapa “Para Voltar a Sonhar” obteve a maior votação. Já a chapa “Construindo um Novo Brasil – CNB”, encabeçada pelo deputado estadual Nunes fez 1.477. A “Alternativa para o Espírito Santo”, representada pelo ex-prefeito de Vitória, João Coser, recebeu 1.039 votos, enquanto a Chapa “Militantes pela Reconstrução” alcançou 54 votos. Lembrando que esses votos serão computados para a formação dos delegados, que serão os responsáveis pela escolha do diretório estadual no inicio de maio.
Fênix petista II
Nas redes sociais, Givaldo comemorou a votação. “Vamos juntos, unindo todo o PT, pra fazer do ES o ponto de partida para a candidatura do presidente Lula em 2018!”. Além dos delegados, também houve a votação para escolha dos dirigentes municipais. Aqui na Serra, por 322 contra 320 votos, a turma do vereador Aécio Leite levou a melhor e elegeu Miguel Junior para a Presidência. Na eleição estadual, Givaldo deve enfrentar a dobradinha Coser/Nunes para a presidência do PT capixaba.
Se a canoa não virar
Com a baixa votação da chapa de João Coser, já especula-se que o ex-prefeito poderá se unir ao deputado Nunes, mas diferente do que vinha sendo colocado, o candidato seria Nunes, e não Coser. Lembrando que Nunes também é um ferrenho defensor da permanência do PT na base de apoio do governador Paulo Hartung (PMDB).
Aécio Neves no PT
Por falar no vereador Aécio Leite (PT), no inicio da semana, durante a audiência promovida pelo deputado Sérgio Vidigal (PDT), na Câmara da Serra, para debater a concessão da ECO-101, Vidigal se confundiu ao chamar o vereador petista e disse ao microfone, “com a palavra o vereador Aécio Neves”. A galeria caiu na gargalhada.
Vandinho no vácuo de Vidigal
E já falando em Vidigal também, nos bastidores da política, comenta-se que o ex-prefeito deu um tempo no trabalho de oposição ao prefeito Audifax Barcelos (Rede). Além das atribuições em Brasília, Vidigal estaria fazendo um trabalho no interior, que demanda tempo e articulação. Como isso, o secretário de Estado, Vandinho Leite (PSDB) assumiu de vez o papel de articulador de oposição na Serra. Vandinho vem atuando nos bastidores, embolando o meio de campo, seduzindo lideranças que antes estavam com a turma de Audifax e promovendo duras críticas a gestão do prefeito.