A Serra conta com cinco praias e todas elas estão próprias para banho, segundo a Prefeitura da Serra. A informação foi divulgada pelo Município neste fim de semana e foi obtida através de resultado do teste de balneabilidade, que é feito semanalmente em 14 pontos dos balneários da cidade. Apesar disso, há lagoa e córregos interditados e impróprios para banho devido à poluição causada por esgoto irregular.
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, as praias do município contam com placas indicando a balneabilidade. Os resultados das amostras também podem ser consultados no site da prefeitura.
Além das praias, também é feito teste nas águas de lagoas e córregos. Entre eles, está a Lagoa de Carapebus, que foi interditada após a morte de milhares de peixes. A mortandade foi registrada no dia 24 de janeiro e, até o momento, a suspeita-se que tenha sido causada por lançamento clandestino de esgoto sem tratamento.
Os córregos Laripe e Irema estão interditados. Já o córrego Maringá está impróprio. O motivo também é poluição por esgoto in natura.
Pandemia de coronavírus
É importante destacar que, em tempos de pandemia, é necessário manter o distanciamento social e usar máscaras, além de higienizar as mãos com frequência. Nos fins de semana, as praias da Serra têm ficado lotadas de banhistas, que na maioria das vezes, causam aglomerações e não usam itens de proteção.
Na cidade, já são 36.857 moradores que foram infectados pelo coronavírus, 714 mortos e 35.273 considerados curados da doença. Também existem outros 35.709 pacientes com suspeita. No momento, eles aguardam os resultados dos exames já realizados. A Serra é a segunda cidade com mais óbitos por Covid-19 no Espírito Santo. Além disso, também é o segundo município com mais contaminados.