A partir de hoje (20), todos os estabelecimentos comerciais poderão funcionar de segunda a sexta-feira na Serra, Vitória e em Vila Velha. A decisão foi anunciada pelo governador Renato Casagrande (PSB) no último fim de semana, após o Governo do Estado colocar as cidades metropolitanas, menos Cariacica, na classificação de risco moderado para a transmissão do coronavírus. Desde o início da pandemia, a Grande Vitória sempre esteve com risco alto.
Com isso, durante todos os dias úteis da semana, o comércio poderá abrir as portas e funcionar das 10h às 16 horas. Antes, os estabelecimentos estavam em rodízio por segmentos. De acordo com o governo, a mudança na classificação teve como causa principal a queda da taxa de ocupação de leitos, que agora foi para o nível de alerta, quando fica baixo de 80% – atualmente está em 74,75%.
Apesar da liberação, todas as recomendações contra a disseminação da Covid-19, como manter o distanciamento social, usar máscara e higienizar bem as mãos continuam. De acordo com Casagrande, a ocupação dos leitos diminuiu, mas continua próximo aos 80%, dessa forma, a população precisa colaborar. O governador ainda disse que se os devidos cuidados não forem tomados, o Estado pode ter que retroceder novamente na matriz de risco.
Conforme noticiado pelo TEMPO NOVO, mais da metade da população da Serra não respeita as recomendações de isolamento social. Pelas ruas da cidade, o fluxo de pessoas é grande, principalmente nos dias de semana – quando o comércio está aberto. A média da Serra no índice é 44,41. E apesar de ter registrado uma diminuição significativa no número de casos confirmados e óbitos diários, seis moradores do município morreram por causa da Covid-19 nas últimas 24 horas.
O município segue sendo o com mais óbitos pelo vírus em todo o Espírito Santo e o terceiro com mais casos confirmados. No total, são 9.767 infectados, 385 óbitos e 8.054. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Os bairros da cidade com o maior número de óbitos são: Bairro das Laranjeiras (21), Feu Rosa (20), Morada de Laranjeiras (18), Vila Nova de Colares (18) e Nova Carapina I (17). Das mortes na cidade, a grande parte é de idosos ou pessoas com comorbidades, mas também houve registro de moradores mais jovens, com 43 e 45 anos. Nesse caso, sem informações sobre comorbidades. A taxa de letalidade na cidade é 3,94%.
Colina de Laranjeiras continua sendo o bairro com maior número de casos confirmados de coronavírus na Serra e já tem 411 confirmações. Em segundo lugar vem Feu Rosa, com 403. Ainda conforme apurado pelo TEMPO NOVO, no Painel Covid-19 – espaço onde o Estado contabiliza os dados do novo coronavírus – o Espírito Santo tem, no total, 70.609 confirmações, 2.222 mortes e 49.036 curados.