Categories: Política

Todos os assentos de ônibus do Transcol serão prioritários no ES

Vale destacar que o projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa vale apenas para ônibus intermunicipais, ou seja, aqueles coletivos que realizam viagens de uma cidade a outra

Projeto é de autoria do deputado Lorenzo Pazolini. Foto: Assembleia Legislativa

Os deputados estaduais aprovaram um projeto de lei (PL) que obriga que todos os assentos dos ônibus intermunicipais – que fazem linha entre duas cidades – sejam prioritários. Na prática, isso significa que idosos, grávidas, pessoas com criança de colo, com deficiência ou mobilidade reduzida podem solicitar que um passageiro se levante para que ele possa seguir a viagem no assento que antes estava ocupado.

Vale destacar, que atualmente, os coletivos do sistema Transcol já contam com uma quantidade para os passageiros prioritários, com isso, caso todos os assentos estiverem ocupados e um passageiro com prioridade entrar, fica a critério dos outros usuários se irão ou não ceder o lugar para a pessoa.

O PL 263/2019 do deputado Delegado Lorenzo Pazolini (sem partido) obriga que todos os assentos sejam destinados para os passageiros preferenciais. Segundo a proposição, a determinação não obriga que os assentos sejam identificados. Basta que as orientações sejam informadas em cartazes de fácil visualização no interior dos veículos e nos terminais de ônibus.  O PL não prevê multas para o descumprimento da lei.

Para justificar o projeto, o delegado disse que “atualmente, os assentos preferenciais disponíveis nos veículos são limitados a poucas unidades e não são suficientes para atender àqueles que mais necessitam”. Ainda afirmou que o PL é para “promover a conscientização da população capixaba”.

De acordo com a assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa, a matéria foi aprovada em reunião conjunta das comissões de Justiça, Cidadania e de Finanças com relatoria do deputado Euclério Sampaio (sem partido) e em reunião da Comissão de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, com o deputado Marcelo Santos (PDT) como relator.

Já no plenário, foi aprovada por unanimidade em votação simbólica. A lei agora segue para a sanção ou veto do governador Renato Casagrande (PSB).

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Sábado tem bazar com roupas masculinas, femininas e infantis a partir de R$ 2 na Serra

O bazar será realizado das 9h às 14h, na Rua Beethoven, 270, e contará com roupas masculinas, femininas e infantis.…

11 minutos atrás

Réveillon em Manguinhos com seis horas de open bar e shows com Prakatun e 80+

O Réveillon em Manguinhos, na Serra, promete uma celebração especial no Espaço Chico Bento, e uma das atrações é a…

42 minutos atrás

Casa da Rosa abre inscrições para curso de bordado na Serra

As aulas de “Bordado à Mão Livre para Iniciantes” serão realizadas todas as quartas-feiras, das 9h às 11h, na Casa…

2 horas atrás

Atenção, motoristas! Novos radares já estão multando em rodovia da Serra

Atenção, motoristas! Os novos radares já estão multando na Rodovia das Paneleiras, na Serra. Crédito: Gabriel Almeida Os novos radares…

2 horas atrás

Justiça manda soltar jovem que matou padrasto para ‘vingar a mãe’ na Serra

A Justiça mandou soltar o jovem que matou o padrasto para ‘vingar a mãe’ na Serra. Crédito: Divulgação Um caso…

5 horas atrás

Banda marcial de escola da Serra participa de concurso em São Paulo

A banda marcial foi fundada em abril de 2010 pelo maestro Jefferson Souza está ligada à Emef Manoel Carlos de…

5 horas atrás