Categories: Política

Todos os assentos de ônibus do Transcol serão prioritários no ES

Vale destacar que o projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa vale apenas para ônibus intermunicipais, ou seja, aqueles coletivos que realizam viagens de uma cidade a outra

Projeto é de autoria do deputado Lorenzo Pazolini. Foto: Assembleia Legislativa

Os deputados estaduais aprovaram um projeto de lei (PL) que obriga que todos os assentos dos ônibus intermunicipais – que fazem linha entre duas cidades – sejam prioritários. Na prática, isso significa que idosos, grávidas, pessoas com criança de colo, com deficiência ou mobilidade reduzida podem solicitar que um passageiro se levante para que ele possa seguir a viagem no assento que antes estava ocupado.

Vale destacar, que atualmente, os coletivos do sistema Transcol já contam com uma quantidade para os passageiros prioritários, com isso, caso todos os assentos estiverem ocupados e um passageiro com prioridade entrar, fica a critério dos outros usuários se irão ou não ceder o lugar para a pessoa.

O PL 263/2019 do deputado Delegado Lorenzo Pazolini (sem partido) obriga que todos os assentos sejam destinados para os passageiros preferenciais. Segundo a proposição, a determinação não obriga que os assentos sejam identificados. Basta que as orientações sejam informadas em cartazes de fácil visualização no interior dos veículos e nos terminais de ônibus.  O PL não prevê multas para o descumprimento da lei.

Para justificar o projeto, o delegado disse que “atualmente, os assentos preferenciais disponíveis nos veículos são limitados a poucas unidades e não são suficientes para atender àqueles que mais necessitam”. Ainda afirmou que o PL é para “promover a conscientização da população capixaba”.

De acordo com a assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa, a matéria foi aprovada em reunião conjunta das comissões de Justiça, Cidadania e de Finanças com relatoria do deputado Euclério Sampaio (sem partido) e em reunião da Comissão de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, com o deputado Marcelo Santos (PDT) como relator.

Já no plenário, foi aprovada por unanimidade em votação simbólica. A lei agora segue para a sanção ou veto do governador Renato Casagrande (PSB).

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

6 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

10 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

10 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

13 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

13 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

14 horas atrás