Direito e Cidadania

Topless de ex de Camila Pitanga foi crime?

Recentemente uma confusão em uma praia de Vila Velha envolvendo a produtora Ana Beatriz Coelho, ex-namorada da atriz Camila Pitanga, por estar fazendo topless com outra amiga, gerou um debate na sociedade sobre a ocorrência ou não de alguma prática de crime pelas duas mulheres que aproveitavam a praia com seus seios desnudos.

A maioria dos frequentadores da praia se sentiu incomodado com a atitude das moças e a presença da polícia militar foi requisitada no local, ato contínuo, as moças foram detidas e conduzidas à presença da autoridade policial para serem ouvidas por, em tese, terem praticado ato tipificado como crime de ato obsceno, artigo 233 do Código Penal Brasileiro (CPB).

Art. 233 – Praticar ato obsceno em lugar público, ou aberto ou exposto ao público:

Pena – detenção, de três meses a um ano, ou multa”.

Mas o que se pode entender por ato obsceno? Já que o que é ofensivo para alguns, não é para outros.

De forma simplificada, significa manifestação física de cunho sexual praticado em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade. Este pudor médio por sua vez, varia de lugar para lugar, de um momento temporal para outro.

O ato obsceno tem significado relativo, podendo variar também de acordo com os valores culturais da época, aliás, a subjetividade de compreensão do ato como ofensivo ao pudor público é questão chave para a configuração do crime.

Assim, a conduta de praticar topless pode ser entendido como atípico e aceito nas praias do Rio de Janeiro frequentadas pelas duas moças, mas em praias capixabas, à exceção da praia de nudismo em Linhares, mostra-se conduta lasciva e não aceita pela moralidade pública subjetiva dos capixabas.

Assim não fosse, não teriam acionado a polícia militar para atender a ocorrência, concordando-se ou não, a condução das moças à delegacia foi a atitude acertada para resguardar não só o público ofendido, mas também a integridade física das duas moças, que poderiam ser atacadas por um grupo mais exaltado.

Bruno Puppim

Bruno Puppim é advogado

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

1 dia atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

1 dia atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

1 dia atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

1 dia atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás