Categories: Política

Toque de recolher nos bares gera polêmica na Câmara

Gilmar Carlos (PT) e Aldair Xavier (PTB) criticam duramente o projeto e defendem reforço na segurança públicaGilmar Carlos (PT) e Aldair Xavier (PTB) criticam duramente o projeto e defendem reforço na segurança pública
Gilmar Carlos (PT) e Aldair Xavier (PTB) criticam duramente
o projeto e defendem reforço na segurança pública

O projeto de Lei do Executivo que estabelece toque de recolher nos bares da Serra já encontra resistência na Câmara de Vereadores. Um deles é Gilmar Carlos (PT) que agendou para o próximo dia 26, às 18h, uma audiência pública para discutir o projeto, protocolado na câmara com o número 125/2014.

“A violência não é motivada pelo horário de funcionamento dos bares. A restrição dos horários vai resultar em desemprego, mas não vai resolver o problema da criminalidade no município”, disse o vereador.

O vereador Aldair Xavier (PTB) afirmou que se for para o plenário como está o texto do projeto, ele votará contra. “Entendo que a solução para o problema da violência não passa por aí, sem um trabalho integrado em outras áreas. Queremos saber quais são as outras propostas em paralelo, pois o município precisa de um projeto de segurança pública. O projeto não resolve nada e ainda vai criar mais um passivo para a população”, avaliou.

Nem mesmo o líder do governo na Casa, o vereador Bruno Lamas (PSB), defende o projeto. Ele se limitou a dizer que não tem “opinião sobre o assunto”. Outros vereadores evitam se pronunciar sobre o tema, alegando a necessidade
de avaliar melhor a proposta.

O projeto

O projeto proíbe o funcionamento de bares e casas noturnas após 1h e a reabertura dos estabelecimentos após às 6h. O prefeito Audifax Barcelos (PSB) defende que a medida vai reduzir a violência na cidade.

Os comerciantes que quiserem funcionar de 1h às 6h deverão atender uma série de rigorosas exigências, segundo o projeto, dentre elas tratamento acústico, contratação de segurança privada e instalação de câmeras de videomonitoramento. Além disso deverão solicitar um alvará especial.

No último dia 04 de agosto, o secretário de Defesa Social da Serra, Coronel Nylton Rodrigues, utilizou a Tribuna Livre da Câmara da Serra para defender a proposta. “Não estamos colocando a culpa nos bares pela violência, mas restringir o horário de funcionamento dos bares. Esta é uma das atitudes que, no meu modo de ver, não podemos abrir mão”, disse.

“Estúpida e ineficaz”

O presidente do Sindicato dos Bares, Restaurantes e Similares do Espírito Santo (Sindbares), Wilson Wettorazzo Calil, considera absurda a proposta. “ A proposta é estúpida e ineficaz, pois todos os bares, inclusive clandestinos, poderão
funcionar até meia noite e, após este horário, apenas os legalizados. Estabelecimento clandestino não cumpre lei e não vai cumprir esta. Este projeto é pernicioso para o setor e não vai resolver a violência”, assegurou.

Thiago Borges, proprietário do bar Rota 51, em Barcelona, disse que é necessário reforçar a segurança, não limitar horário para fechamento. Já o proprietário do bar Marco Zero, em Laranjeiras, disse que os bares que apresentam registros de violência não são os legalizados. “Bares de periferia, sem alvarás para funcionamento, podem gerar problemas à população”, destacou.

Um dos proprietários da boate Usina, em Laranjeiras, Edilson Lucas, disse que se a lei for aprovada promete acionar a justiça. “Não existe legislação que seja cumprida sem que haja regulamentação e nem fiscalização. Para que a proposta traga resultados, é preciso que o poder público municipal faça parcerias com o Governo do Estado, que tem o poder de polícia. É importante lembrar que a população menos favorecida necessita de entretenimento e lazer”, disse.

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de 10 anos, Gabriel Almeida atua como editor-chefe e repórter. Escreve com experiência para diversas editorias do portal. Além disso, assina a importante coluna: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades.

Últimas postagens

Serra recebe 4ª edição do maior encontro de networking feminino do município

Idealizado por Cristiane Puppim, o evento se consolidou como o maior encontro de networking feminino da Serra e terá como…

2 horas atrás

Incels no Brasil: conheça essa cultura misógina em expansão

O termo “incel” recentemente extrapolou a cultura de internet e foi parar nas telas de TV, na série “Adolescência”, da…

2 horas atrás

Comunicado – 09/05/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 09-05-2025 - 3ª ediçãoBaixar

3 horas atrás

Entenda o novo símbolo da acessibilidade e por que ele importa

A recente aprovação pelo Senado do novo Símbolo Internacional de Acessibilidade representa mais do que uma simples mudança visual; é…

3 horas atrás

Serra entra na disputa do Roda de Boteco com quatro bares representantes

Entre os destaques do Roda de Boteco, está o Bar do Mineiro, que vai em busca do tricampeonato após vencer…

3 horas atrás

Espetáculo inspirado em ícone da Tropicália será apresentado de graça na Serra

Inspirado em um, dos ícones da Tropicália, “Os Últimos Dias de Paupéria” será apresentado gratuitamente nesta sexta (10) no Eliziário…

3 horas atrás