Por Ana Paula Bonelli
Uma tradição na Serra-sede mobiliza gerações há mais de trinta anos. Trata-se das partidas de dominó que reúnem diariamente praticantes na praça Almirante Tamandaré, onde também está fixada a estátua de Chico Prego, herói da Insurreição do Queimado.
De segunda a sábado, às tardes, cerca de vinte homens se reúnem para jogar dominó, bater papo e passar o tempo. Boa parte são moradores da região da Sede e aposentados.
Um dos frequentadores é Marcelino Orlandi, de 87 anos. Ele mora na Serra-sede há cinquenta anos e joga dominó com os amigos há trinta. “Venho para cá porque tenho amigos, conversamos, jogamos e passamos o tempo”, conta.
Mas também há os jovens, inclusive de outros municípios. Caso de Fernando Pin, de 35 anos. Ele é morador de Jardim Camburi, mas trabalha com transporte na Serra-sede há 9 anos. “Desde que comecei a trabalhar na Sede venho para a praça. É muito gostoso, passo o tempo enquanto espero dar a hora de pegar o pessoal”, revela.
Na ala da velha guarda também está Orlando Bragio, de 74 anos. Morador da região há quarenta anos, o animado aposentado diz que só falta o ‘compromisso’ se tiver algo muito importante para fazer. “Fora isso, estou aqui batendo cartão com meus amigos”, frisa.
Alma Lavada
Outro jovem que curte e aprende na convivência com os mais experientes é Giderlei Teixeira de Souza, de 29 anos. “Aqui é tudo na base da brincadeira. Não existem apostas, apenas uma confraternização entre amantes do dominó. A hora passa e saímos daqui totalmente de alma lavada, sem estresse”, pontua.
Se você quiser jogar com os profissionais do dominó da praça da Sede é só chegar, os esportistas estão por lá, de segunda a sábado, a partir das 14h.