Serra, 20 de setembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cultura

Serra, 13 de julho de 2018 às 10:55

Tradição e congo são os temas do próximo encontro do projeto “Memórias da Serra”


Terezinha Pimentel esteve a frente da Associação das Bandas de Congo da Serra durante 10 anos. Foto: Divulgação

A história das bandas de congo da Serra pode ser dividida entre antes e depois de Terezinha Ozória Machado Pimentel. Pesquisadora e ativista incansável, a serrana é uma referência de força, apoio, incentivo e preservação dos grupos folclóricos sempre buscando parcerias com o poder público municipal, estadual, federal e empresas privadas.

Filha do Mestre Antônio Rosa e Ilohyl Vieira Machado, Terezinha também presidiu a Associação das Bandas de Congo (ABC) da Serra por dez anos é a próxima convidada do projeto “Memórias da Serra” a ser realizado na próxima terça-feira (17), às 19 horas, no Hotel Serra Grande, em Laranjeiras.

Terezinha irá contribuir para o projeto ao contar sobre a importância da Cultura, a história das bandas de congo da Serra e sua trajetória que é recheada de experiências importantes como em 2003, quando foi recebida pelo então Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva e o Ministro da Cultura, Gilberto Gil, no Palácio do Planalto, com uma comitiva de 45 congueiros do município da Serra. Terezinha foi receber, em nome da ABC, a Ordem do Mérito Cultural pelos serviços prestados à cultura do país, sendo a única associação  capixaba em toda história do Estado do Espírito Santo a receber essa homenagem.

“Memórias da Serra”

O projeto “Memórias da Serra” é uma série de 10 encontros com nomes importantes que contribuíram para a construção da história da cidade. O evento é gratuito e oferecido pelo Ministério da Cultura, a Vale e a COES – Cia de Ópera do Espírito Santo em parceria com a Prefeitura Municipal da Serra, patrocínio da Vale e  ArcelorMittal, e apoio do Grupo Serra Grande.

O balanço final deste ciclo de encontros resultará no lançamento de um livro de histórias contadas para serem eternizadas e servirem como inspiração de vida para que outras pessoas não desistam de seus objetivos e sonhos. Os encontros serão mensais. A cada mês, uma nova palestra. Outros nomes estão em estudo, a serem convidados para o “Memórias da Serra”.

Projeto “Memórias da Serra”

Encontro com Terezinha Ozória Machado Pimentel

Dia 17 de julho de 2018, às 19 horas

Hotel Serra Grande, Laranjeiras

Assessoria de Imprensa: (27) 99725-2085

Facebook: Memórias da Serra.




O que você acha ?

Qual é a sua avaliação sobre a qualidade de água dos córregos, rios e lagoas da Serra ?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por