Serão quatro dias de homenagens ao padroeiro dos pescadores em Jacaraípe. A novidade deste ano é a volta do barco do santo que está novinho em folha.
Por Ana Paula Bonelli
Uma tradição que se renova. Neste final de semana Jacaraípe rende homenagem ao padroeiro dos pescadores – São Pedro. E em 2015 tem novidade. Depois de mais de oitenta anos, o barco utilizado nos festejos será substituído. O novo barco foi construído pela comunidade voluntariamente e recebeu as bênçãos do padre na última quinta-feira (25).
A festa de São Pedro em Jacaraípe é secular e reúne anualmente milhares de fiéis. Na agenda a tradição do congo, missas e muita música, além de delícias preparadas por moradores locais.
A programação da sexta-feira (26) terá missa às 19h30 na igreja de São Pedro. Logo após, às 20h30, a agenda continua com música católica com a banda Água Viva. Às 22h, é a vez do sertanejo e do country com Lion e banda.
No sábado (27) a agenda começa mais cedo, por volta das 16h, quando pescadores, conguistas e fiéis promovem a descida do navio e do mastro do santo. O ponto de encontro é na igreja Matriz. De lá, os devotos descem até o Posto Esso. Mastro e navio ficam neste local até domingo.
Às 19h, tem missa na igreja e, logo após, show com Jean da Viola e Ferreira Som. O som rola a partir das 20h30.
No domingo (28) às 16h pescadores e fiéis se encontram na Praça Encontro das Águas onde acontece missa e benção de redes e barcos. Às 18h, o cortejo sai em procissão pelas principais ruas do balneário rumo à Igreja de São Pedro, onde novamente acontece uma missa. Os fiéis sobem com o navio e o mastro ao som de seis bandas de congo e da banda de música Estrela dos Artistas. Nesta noite também acontece a fincada do mastro em frente à igreja.
As bandas de congo Nossa Senhora da Conceição de Jacaraípe, Cultura Congo de Bicanga, Jovens de Manguinhos, São Benedito e São Sebastião de Nova Almeida, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário de Pitanga e São Benedito de Campinho da Serra participam da puxada e da fincada do mastro. A informação é da Associação das Bandas de Congo da Serra (ABC).
Logo após, às 20h30, tem música com Bom de Papo e Marquinhos Lima e Banda.
Já na segunda-feira (29) – dia de São Pedro – é feriado na Serra. Haverá missa para abençoar barcos, redes e pescadores às 9h30 na Vila dos Pescadores. O local fica próximo ao Hotel Castanheiras.
Todos os dias têm barracas com comidas, bebidas típicas e brincadeiras juninas. Tem também dança da quadrilha.
Sem tempo suficiente para se recuperar, muitos trabalhadores relatam dificuldades em equilibrar a vida profissional e pessoal,l podendo gerar efeitos…
Grupo dos 16 vereadores estão fechados e deve reconduzir Saulinho a presidência. Crédito: divulgação. Se não houver desistências ou traições,…
A Vale abriu novas vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade. Crédito: Divulgação A mineradora Vale abriu novas…
Tem cardápio especial para os boêmios em diversos bares da Serra, destaque especial para o Bar do Mineiro, em Jacaraípe.…
O Governo do Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.700. Crédito: Divulgação…