A quarta-feira (13) começou com um duro golpe para o tráfico de drogas na Serra. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santo (FICCO/ES) deflagrou a Operação Dominó, com o objetivo de cumprir 14 mandados de prisão temporária contra integrantes de uma facção criminosa que atua em Jacaraípe. Além disso, outros cinco mandados de busca e apreensão estão sendo executados.
A operação mobilizou um contingente de 40 agentes, entre policiais federais, militares, civis e guardas municipais. Durante as ações, foram apreendidas armas, drogas e aparelhos celulares.
O Jornal Tempo Novo apurou que alguns, dos 14 traficantes procurados, já foram detidos, enquanto outros seguem com a prisão em andamento.
Conexão com líder de facção criminosa da Serra
Os detidos têm ligação com um líder da facção que foi capturado na semana passada em uma propriedade de luxo em Roda d’Água, Cariacica. Apesar da distância, ele comandava o tráfico de drogas e coordenava disputas territoriais em bairros da Serra.
Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da Serra, com foco em desarticular a cadeia de comando da organização criminosa.
Operação Dominó contra o tráfico de drogas da Serra
O nome da operação reflete a estratégia de desmantelar progressivamente a estrutura do tráfico, como uma sequência de peças de dominó caindo em cadeia. A iniciativa busca enfraquecer o controle da facção na região e restaurar a segurança pública.
Sobre a FICCO/ES
A FICCO/ES, responsável pela operação, é um exemplo de integração no combate ao crime organizado. O grupo reúne esforços da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Estado de Segurança Pública, além das Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Serra e Viana.
Com foco em inteligência e ações coordenadas, a força-tarefa atua para combater organizações criminosas de forma efetiva, garantindo maior segurança à população capixaba.