Nesta quinta (3) e sexta-feira (4), é feriado e ponto facultativo de Corpus Christi no Espírito Santo, inclusive na Serra. E por conta das medidas tomadas pelo Governo do Estado para controle da pandemia causada pelo coronavírus, muitas pessoas estão em dúvida sobre o funcionamento do transporte público nos municípios da Grande Vitória. Para sanar estas questões, o TEMPO NOVO foi atrás da informação correta.
E sim: haverá ônibus do Sistema Transcol circulando normalmente pela Serra e nas demais cidades. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), não foi feita nenhuma alteração em relação à circulação dos coletivos. Sendo assim, todas as linhas irão atender à população durante estes dois dias e também no fim de semana.
Conforme informado anteriormente, mesmo em risco alto para propagação do coronavírus, na Serra – assim como em Vitória, Vila Velha, Cariacica e Guarapari (todas em risco alto) – o comércio em geral poderá funcionar das 10 às 18 horas. Já os restaurantes, cafeterias, lojas de conveniência, distribuidoras de bebidas alcoólicas, lanchonetes e similares poderão abrir das 10 às 20 horas.
Os shoppings também estão autorizados a abrirem, assim como os restaurantes situados dentro de suas dependências, das 12h às 20 horas.
Os shoppings, bem como os restaurantes que funcionam em seu interior, podem funcionar das 12 às 20 horas. Os serviços essenciais não sofrerão nenhuma alteração no funcionamento como, por exemplo, supermercados, farmácias e postos de combustíveis.
Ponto facultativo na Serra
Conforme informado anteriormente pelo TEMPO NOVO, a Prefeitura da Serra decidiu decretar ponto facultativo na próxima quinta (3) e sexta-feira (4) em virtude das tradições culturais de Corpus Christi. Com isso, servidores poderão contar com um ‘feriadão’, já que terão os dois dias úteis, além de sábado (5) e domingo (6) como período de descanso.
A decisão foi publicada pela administração de Sergio Vidigal como Decreto Municipal nº 1.346, no último dia 28 de maio.
A medida, entretanto, não irá afetar as repartições que desempenham serviços essenciais, que tenham o funcionamento ininterrupto ou regime de escala. Entre elas, por exemplo, está o funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), disque-silêncio e serviço de fiscalização ambiental.
Além disso, o ponto facultativo também não afetará a vacinação contra o coronavírus. Vale ressaltar que, por conta do Decreto, órgãos e entidades da Administração Pública Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do município não funcionarão nestes dias.