Categories: Notícias

Transexual na cota de mulher para vereadora

Debora Sabará vai se candidatar pelo PT e Layza Lima é filiada ao PSB. Foto: Divulgação

Por Conceição Nascimento

Para partidos formarem legenda de vereador na Serra é necessário ter cotas de 30% de gênero, na prática isso significa que os partidos precisam ter no mínimo 10 mulheres compondo a chapa, o que muitas vezes dificulta a formação de legenda, dada a dificuldade de candidatura de mulheres. Porém, a legislação não dá conta de todas as situações, como por exemplo, as pessoas transexuais. Nesses casos, a definição entre homem e mulher pode ir parar nas mãos do juiz eleitoral.

Pré-candidata a vereadora pelo PT, a transexual Debora Sabará diz que disputará as eleições em 2016 na cota feminina no partido. Coordenadora do Fórum Estadual pela Cidadania LGBT do Espírito Santo, ela avalia que “o termo gênero tem sido colocado de maneira equivocada, como ideologia, quando na verdade é identidade”.

Layza Lima (PSB) é uma das organizadoras do Manifesto LGBT da Serra e também é transexual, presidiu a Associação de Moradores de Areinha (Nossa Senhora da Conceição).

“Me identifico no gênero feminino, visto que a luta pelos direitos das mulheres também engloba mulheres lésbicas, trans e travestis”, destacou Layza.

Para o presidente do PT da Serra, Cleber Lanes, “a Justiça não evoluiu neste sentido e o que prevalece é a definição de gênero na certidão de nascimento. Defendemos que a escolha seja algo pessoal”.

Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral, a jurisprudência ainda não tem casos de transexuais. Sendo assim, quando do registro do candidato, essa questão será analisada pelo juiz eleitoral da cidade, a quem compete o recebimento e processamento do pedido de registro dos candidatos nas eleições municipais.

Para a Ordem dos Advogados do Brasil na Serra, na figura do advogado presidente Eduardo Sérgio Pandolpho, não há nenhum obstáculo para as transexuais à candidatura na cota partidária de mulheres, “é uma forma de reconhecimento de cidadania, o direito constitucional do cidadão transexual é garantido e está resguardado pela lei”, avalia o Pandolpho.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Dono de distribuidora de bebidas é detido por furtar energia com ‘gato’ na Serra

O dono da distribuidora de bebidas foi detido por furtar energia com ‘gato’ em bairro da Serra. Crédito: Divulgação Uma…

10 horas atrás

Diferente do estigma, Serra é a 30ª cidade do ES em taxa de homicídios – veja o ranking

A Serra está longe de ser a cidade que mais registrou assassinatos no Espírito Santo em 2024, pelo menos no…

10 horas atrás

OAB-ES libera acesso às salas de apoio para todos os advogados, sem restrição financeira

A medida visa assegurar que todos os profissionais possam acessar os ambientes da OAB e reforça o compromisso com o…

10 horas atrás

Final de semana repleto de atividades e fé em Jacaraípe

Na Arena de Verão, na Serra, as atividades começam cedo, são voltadas para todas as idades, e são acompanhadas por…

11 horas atrás

Projeto propõe lanche antes das aulas para alunos do turno da tarde na Serra

A merenda pode ser oferecida diariamente, antes das aulas. Foto: Divulgação Tramita na Câmara Municipal da Serra o Projeto de…

11 horas atrás

Espetáculo gratuito na Serra traz a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira neste sábado

As cortinas se abrem às 19 horas para narrar a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira, um personagem carismático e repleto…

11 horas atrás