As atividades econômicas de cidades da Grande Vitória – inclusive da Serra – poderão ser restringidas novamente caso a população continue desrespeitando as regras de distanciamento social e promovendo aglomerações em diversos locais. A afirmação é do governador Renato Casagrande (PSB), que ainda alertou para o aumento da taxa de transmissão da Covid-19, que ocorreu nos últimos dias. Segundo o chefe do Executivo, as aglomerações “exageradas” são culpadas por essa má notícia. Vale destacar que os fins de semana vêm sendo de bares e praias lotados, além de bailes clandestinos.
“Com a taxa de transmissão aumentando, vai aumentar a ocupação dos leitos e os óbitos. Bom compreender que não resolvemos a pandemia, a pandemia está presente e precisamos contar com a responsabilidade de cada um de nós. Se a gente quiser que as atividades econômicas e sociais continuem funcionando, precisamos mudar nosso comportamento. Se não mudar, daqui a pouco teremos que tomar medidas restritivas porque a matriz de risco aponta: se aumentar óbito, vamos ter que de novo fechar”, disse o governador.
A fala de Casagrande foi dada durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (28). Na ocasião, o governador anunciava a abertura de vagas para capixabas que queiram ‘tirar’ carteira de habilitação gratuitamente. Durante o evento, ele aproveitou a oportunidade e fez o alerta a população. “A gente viu no fim de semana praias lotadas, montanhas lotadas e festas, infelizmente. A gente viu no feriado também aglomerações grandes e o resultado já está aparecendo de forma negativa: taxa de transmissão aumentando”, destacou.
Opinião do Tempo Novo:
População precisa ter empatia e entender que a pandemia não acabou
Conforme apurado pelo TEMPO NOVO no Painel Covid-19 – espaço onde o Estado atualiza dados referentes a pandemia – a taxa de transmissão do novo coronavírus aumentou na Grande Vitória e está maior que nos municípios do interior do estado. Dados do Núcleo Interinstitucional de Estudos Epidemiológicos (NIEE) apontam que a diferença não era percebida, pelo menos, desde o dia 10 de julho.
A atual taxa de transmissão da Covid-19 no Estado é 0.7, quando 100 pessoas transmitem o vírus para outras 70. Na Grande Vitória é 0.86. Neste cenário, 100 pessoas infectam 86. No interior, é 0.61, quando 100 passam a Covid para 61.
A reportagem ainda apurou que já são 15.679 moradores infectados na Serra, 501 pacientes mortos e 14.754 pessoas consideradas recuperadas do coronavírus.
Os fins de semana estão sendo agitados na Serra, mesmo em meio à pandemia causada pelo coronavírus que já matou 501 moradores da cidade. Cenas de aglomerações são registradas em vários bairros, já que bares e praias ficam lotados. A Serra está classificada como risco baixo desde. Na prática, isso significa que todo o comércio da cidade pode abrir sem limite de horário e em qualquer dia. Nisso está incluso os bares, lanchonetes, restaurantes e shoppings. Mesmo assim, o risco de se contaminar pela Covid-19 ainda existe.
Câmara da Serra, em Serra Sede. Foto: Arquivo TN Enquanto aguardam o início do ano legislativo, vereadores da Serra já…
O guindaste tombou durante sua operação dentro da área da Vale, no Porto de Tubarão. Crédito: Divulgação Um guindaste tombou…
A banda Cheiro Moreno e comandada pelos vocais de Bianca Vedova. Foto: Divulgação A banda Cheiro Moreno promete agitar o…
Com mais de 2 milhões de seguidores, Flávio Andradde ganhou notoriedade nacional ao ser semifinalista do Prêmio Multishow de Humor,…
A Viminas abriu 33 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e as contratações serão imediatas na Serra.…
Momento que os criminosos rendem carro na Serra. Foto: Imagens de videomonitoramento Na tarde desta terça-feira (21), homens roubaram um…