Categories: Meio Ambiente

Tratamento de esgoto da Ambiental Serra/Cesan vai ser monitorado pela Prefeitura

Água imunda e com grande quantidade de esgoto do Laripe cai diretamente no mar de Manguinhos. Foto: Reprodução vídeo

Constantemente sendo alvo de multas e denúncias por lançamento de esgoto em mananciais sem devido tratamento, a Ambiental Serra/Cesan estão na mira da Prefeitura. Nesta semana, o Município anunciou que está contratando uma empresa que irá fiscalizar e monitorar os efluentes que são lançados pelas duas empresas, o objetivo é fiscalizar a qualidade do tratamento.

Para o TEMPO NOVO, a Prefeitura da Serra confirmou que publicou, nesta semana, no Diário Oficial dos Municípios, a licitação para a contratação desta empresa. De acordo com o Município, a empresa ficará responsável por fiscalizar os efluentes que são tratados nas Estações de Tratamento da Serra e lançados em córregos, lagoas e rios da cidade.

No entanto, a Prefeitura não detalhou sobre quais critérios serão considerados para avaliar a qualidade do tratamento e não definiu ações, caso haja comprovação de que o serviço está sendo mal executado.

Desde 2015, a Cesan firmou parceria público-privada com a Ambiental Serra. Mas a empresa é alvo de denúncias de moradores e lideranças políticas. Eles acusam a empresa de não investir no serviço de tratamento de esgoto da cidade e dessa forma, as bacias e micro bacias hidrográficas permanecem sofrendo com a poluição, já que os efluentes continuam sendo lançados nos mananciais sem o devido tratamento.

Para se ter uma ideia, no dia 17 de setembro, as poluidoras foram condenadas para pagar R$ 907 mil por ações que redundaram em poluição por esgoto não tratado no município. As multas foram mantidas pelo Conselho de Defesa do Meio Ambiente da Serra (Comdemas).

Em nota enviada para o TEMPO NOVO, a Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma) disse que a empresa contratada irá auxiliar a pasta nas ações de fiscalização e multas e que isso irá contribuir na melhoria da qualidade dos recursos hídricos da Serra.

Ainda por meio de nota, a Prefeitura da Serra disse que efluentes lançados nos corpos hídricos da Serra podem ser gerados por diversas fontes, inclusive condomínios e empresas e o monitoramento irá contemplar todos esses segmentos.

A reportagem entrou em contato com a Ambiental Serra/Cesan, mas a empresa não quis se manifestar sobre o assunto.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

12 minutos atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

26 minutos atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

2 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

2 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

10 horas atrás

Cruz da Vida promove mutirão de especialidades médicas em igreja da Serra

O mutirão irá ofertar atendimentos em diversas especialidades realizados por ordem de chegada Divulgação O projeto Cruz da Vida está…

16 horas atrás