Categories: Notícias

TRE-ES libera candidatura de Anderson Pedroni à Prefeitura de Fundão

O ex-prefeito de Fundão, Anderson Pedroni (PSD) está liberado para disputar a Prefeitura de Fundão nas eleições 2024. Isso porque o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) julgou improcedente uma ação do Ministério Público Eleitoral do Espírito Santo (MPE-ES) para impugnação da chapa, encabeçada por Pedroni, com Eliani Lima (PSB) na vice.

A chapa foi contestada em uma ação apresentada pelo Agir, em função de uma votação na Câmara Municipal de Fundão, em 2018, que rejeitou as contas do ex-prefeito, referentes ao exercício 2011. Mas o candidato já havia sido considerado inelegível em 2015, com o julgamento de tais contas. Em função disso, o entendimento da Justiça Eleitoral foi de que prevalece a decisão mais antiga e que, desta forma, os oito anos já foram cumpridos. A decisão é assinada pelo juiz Gedeon Rocha Lima Júnior, titular da 14ª Zona Eleitoral da cidade.

O juiz ainda decidiu pela ilegitimidade ativa do órgão de direção municipal do Agir. Isso porque, na análise da Justiça, a legenda só passou a participar do processo eleitoral do município com a ação. E para dar legitimidade, ingressou na coligação “Juntos para Mudar Fundão”, composta também por DC, Podemos, Republicanos e Solidariedade, que oficializou apoio ao candidato Eleazar Lopes, do Podemos.

O juiz também pontuou que não houve má-fé do impugnado em relação às contas irregulares e essa seria a condição para configurar a improbidade administrativa. De acordo com Lei de 2021 (nº 14.230), “somente haverá improbidade administrativa quando for comprovado na conduta do agente público o fim de obter proveito ou benefício indevido para si ou para outra pessoa ou entidade”.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Serra em alerta após dengue infectar 20 mil moradores

A Serra está em alerta após 20 mil moradores serem infectados pela dengue no ano de 2024. Crédito: Divulgação Não…

23 minutos atrás

Claudia Deberaldine lidera expansão da XP pelo Brasil com estratégia de abertura de espaços físicos

A XP, uma das maiores instituições financeiras do Brasil, tem como objetivo estratégico expandir significativamente a presença da marca em…

26 minutos atrás

Ciclista é atropelado por caminhão em acidente grave na Serra

O ciclista foi atropelado por um caminhão em acidente grave na Serra. Crédito: Divulgação Um grave acidente envolvendo um ciclista…

1 hora atrás

Serra convoca 300 professores aprovados em concurso público; veja a lista

A Prefeitura da Serra convocou 300 professores aprovados no concurso público; veja a lista dos nomes. Crédito: Divulgação O prefeito…

6 horas atrás

Eleitor pode quitar débitos com a Justiça Eleitoral via Pix ou cartão

O cidadão pode solicitar o registro eleitoral até o dia quatro de maio. Foto: Divulgação Eleitores que não compareceram e…

15 horas atrás

Universidade do Estado abre 1.000 vagas gratuitas em cursos superiores

A Universidade do Estado abriu 1.000 vagas gratuitas em cursos superiores. Crédito: Divulgação O Governo do Estado abriu inscrições para…

18 horas atrás