A Serra terá mais um representante na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Fábio Duarte (Rede) será oficializado no cargo nesta quinta-feira (19), em cerimônia marcada para as 16h30 na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), em Vitória. Segundo Duarte, a posse na Assembleia Legislativa está prevista para ocorrer na sexta-feira (20).
A mudança já era aguardada, pois, na semana passada, a Justiça Eleitoral realizou uma retotalização dos votos da eleição de 2022, anulando os votos do Partido da Mulher Brasileira (PMB) devido à acusação de fraude na cota de gênero. Essa prática ocorre quando mulheres são incluídas nas chapas apenas para atingir o mínimo de 30% de diversidade de gênero, sem, de fato, realizarem campanha, sendo consideradas candidaturas “laranjas”.
Com a anulação dos votos do PMB, um novo cálculo do quociente eleitoral foi realizado, beneficiando Fábio Duarte. A alteração foi comunicada à Assembleia Legislativa nesta quarta-feira por meio de um ofício assinado pelo presidente do TRE-ES, desembargador Carlos Simões. Duarte assume a vaga de Allan Ferreira (Podemos), que agora passa a ser o 1º suplente do partido.
Em 2022, Fábio recebeu 13.792 votos, ficando na 1ª suplência da federação Rede-Psol. Este ano marca a retomada da presença da família Duarte em cargos eletivos, já que, além de Fábio, sua esposa, Andréa Duarte (PP), conhecida como Déa, foi eleita vereadora para o próximo mandato de quatro anos.
Com a posse de Fábio, a Serra passa a contar com quatro deputados estaduais: Vandinho Leite, Alexandre Xambinho, Pablo Muribeca e, agora, Fábio Duarte.