Notícias

Três mulheres são resgatadas de afogamento em praia da Serra

Divulgação Projeto Praia sem Barreiras

No último sábado (15), três mulheres foram resgatadas de um afogamento na Praia de Jacaraípe, Serra, por guarda vidas do “Praia sem Barreiras”. O projeto é uma iniciativa de parceria entre a Prefeitura da Serra e a instituição Aldeea, que visa promover a inclusão de pessoas com deficiência, idosos, autistas, pessoas com baixa mobilidade e aqueles que sofreram algum trauma.

Na ocasião, três moradora da Serra foram vítimas de uma corrente de retorno em Jacaraípe. Com o auxílio do posto de guarda-vidas e dos profissionais do projeto, os três guarda-vidas, Rodrigo Homero, Frank Lopes e Carlos Augusto Cuel, realizaram o resgate das vítimas, que estavam em estado de pânico e corriam risco de se afogar. “Felizmente, conseguimos resgatar as vítimas a tempo. Caso tivéssemos esperado mais algum minuto, elas poderiam ter se afogado”, contou Rhayra Schreder, assistente administrativa do projeto.

O resgate envolveu as seguintes vítimas: uma menina, de 12 anos, moradora de Serra Sede; uma mulher, de 61 anos, residente de Vista da Serra; e outra mulher, de 38 anos, do Residencial Jacaraípe.

Atualmente, o projeto “Praia sem Barreiras” tem mais de 130 pessoas cadastradas e já realizou mais de 300 atendimentos e cerca de 200 banhos assistidos. “O principal objetivo do projeto é promover a inclusão, oferecendo a essas pessoas a oportunidade de ter um contato com o mar de forma segura e com total assistência”, concluiu Rhayra.

O projeto, que funciona de terça a domingo, oferece atividades assistidas e banhos de mar para quem encontra dificuldades em acessar o mar por conta de suas condições físicas ou de saúde.

Projeto Praia sem Barreiras

Em entrevista ao Tempo Novo, Rhayra explicou a estrutura e as atividades que são oferecidas aos participantes. “Atualmente, o projeto conta com um coordenador geral, um coordenador responsável pelas atividades aquáticas, uma agente de saúde, uma assistente administrativa, quatro guarda-vidas e duas professoras de educação física. Além disso, o posto de guarda-vidas do Boca Nervosa presta apoio nas atividades e resgates quando necessário”, afirmou Rhayra.

O projeto oferece um espaço completo com jogos, dinâmicas e exercícios, além do já conhecido banho de mar assistido, uma das principais atividades do “Praia sem Barreiras”. “Devido à alta demanda, realizamos o agendamento para os banhos assistidos. Assim, conseguimos organizar a agenda e atender a todos de maneira eficiente”, explicou.

Para a segurança dos participantes, o projeto conta com a presença de um posto de guarda-vidas no local, e, recentemente, esse posto tem se mostrado fundamental. “O posto de guarda-vidas foi inaugurado junto com o início do projeto, e em menos de um mês já tivemos dois resgates. Um dos casos foi um resgate triplo, envolvendo três vítimas”, disse Rhayra.

Jady Oliveira

Últimas postagens

Edital seleciona projetos de educação e prevenção sobre drogas no ES

Reprodução Google Maps O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas…

51 segundos atrás

ABRH-ES comemora 40 anos e anuncia nova gestão para próximo triênio

ABRH-ES abre comemorações pelos 40 anos com posse da nova diretoriaCerimônia reuniu cerca de 150 pessoas, em Vitória, e contou…

20 horas atrás

Inscrições abertas para a 8ª edição do Festival da Canção da Serra em abril

A oitava edição do Festival da Canção da Serra, acontecerá na Praça dos Pescadores, em Nova Almeida, nod sidas 4,…

20 horas atrás

Guarda da Serra orienta foliões sobre cuidados de segurança no Carnaval 2025

Com a chegada do Carnaval, a Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) reforça a importância da segurança para que os…

20 horas atrás

Instituto Jones é finalista do prêmio Conexão Inova com o SiMAPP

Foto: Divulgação/Ales Após vencer o prêmio InovES 2024, o Instituto Jones Santos Neves (IJSN) é finalista do prêmio Conexão Inova,…

21 horas atrás

Primeira usina de tratamento termoquímico de resíduos plásticos do ES é inaugurada

Divulgação Sedes Foi inaugurada nesta quinta-feira (20), a primeira Usina de Tratamento Termoquímico de Resíduos Plásticos do Espírito Santo. A…

21 horas atrás